Entenda: qual a origem da corrupção na sociedade?

Corrupção está relacionada a origem das primeiras civilizações. Mas, tal prática foi intensificada após o capitalismo


De acordo com um dicionário online, corrupção é “ação ou efeito de corromper; decomposição, putrefação” ou “depravação, desmoralização, devassidão”, sendo ainda vista como formas de “sedução e suborno”. É, portanto, uma forma de se conseguir algo fácil, mas que para a realidade é ilícito, proibido contra lei, antiético ou imoral.

A verdade é que a corrupção é um problema crônico, inclusive no Brasil e seu surgimento está intimamente relacionado à criação das primeiras civilizações. Porém é fato que essa prática foi intensificada após o surgimento do capitalismo, sistema econômico que proporciona maiores desigualdades e fortalece a ideia de quanto mais, melhor.

O surgimento da corrupção no Brasil

Em Terras Canarinhas existe um princípio conhecido como lei de Gerson, o qual se refere a forma como um indivíduo age para conseguir obter vantagens em tudo que é feito ou produzido. Uma maneira negativa de conseguir benefícios para si mesmo em detrimento dos direitos dos outros. E esse tipo de lei está entre as relações brasileiras há séculos, mais precisamente desde a chegada dos portugueses.

No século XVI, as caravanas portuguesas desembarcaram em terras até então desconhecidas pelos europeus, mas muito bem habitadas por índios. De acordo com historiadores, a corrupção começa a datar quando os funcionários públicos da Coroa Portuguesa faziam vista grossa aos produtos naturais que eram comercializados de forma ilegal, como o pau-Brasil.

Imagem de políticos firmando acordo

Foto: Depositphotos

Passou ainda pelo período escravocrata do Brasil e mesmo que em 1850, o comércio de negros tivesse sido proibido, continuou em vigor acobertando os senhores de terras que continuavam, mesmo que de forme ilegal usurpando a força de trabalho dos africanos de graça. Incrivelmente, em 1888, com a abolição da escravatura, o comércio e escravos persistiu, através de subornos e favorecendo os mais ricos.

A corrupção esteve presente à todo o momento, da independência a instauração da República. Passando pelo voto de cabresto, pelo golpe de Getúlio Vargas e a instalação de sua ditadura. Perpassa aos dias de hoje, com políticos, instituições privadas, órgãos ligados ao governo etc.

A corrupção nossa de cada dia

Engana-se que o ato de corromper-se está ligado apenas a um jogo político, partidário ou institucional. A lei de Gerson, por exemplo, pode ser aplicada a qualquer cidadão que visa os seus interesses próprios em detrimento do bem comum. Todos que tentam se beneficiar, burlando regras e leis pode ser considerado um corrupto e para receber tão indicação não é preciso ocupar uma cadeira no sistema político brasileiro.

Como a corrupção está enraizada no povo brasileiro, atos considerados simples podem ser formas de se corromper. Por exemplo, usar carteirinha de estudante falsa, aceitar troco errado só pelo fato de ter vindo um dinheiro a mais, tentar corromper policial por infração de trânsito, comprar a carteira de motorista, sonegar impostos e até furar fila. Estes, são só algumas de outras tantas práticas corruptas que estão atrelada à humanidade, a qual permite ser corrompida pela sociedade.


Reportar erro