,

Entenda qual a diferença entre a igreja católica romana e a ortodoxa

Estudando a matéria de história você já deve ter se deparado com a seguinte citação “o Cisma do Oriente”. Este evento marca a historicidade do catolicismo no mundo, pois foi o responsável pela divisão desta religião em duas vertentes independentes: o Cristianismo do Ocidente e o Cristianismo do Oriente. A divisão ocorreu em 1054, quando os religiosos do Oriente passaram a questionar a autoridade papal.

Antes da grande separação, foram surgindo diferenças entre os povos destas duas regiões. Entre elas estava a questão da língua oficial do cristianismo. Enquanto o Ocidente adotava o latim, o Oriente não tinha pretensões de se desfazer da língua grega e hebraica.

Contudo, a fragmentação se deu quando o Oriente, através de Miguel Cerulário, fez objeções a respeito do cardeal enviado pelo papa Leão IX para a Turquia. Desta forma, Cerulário foi excomungado pelo Vaticano. Em contrapartida, o mesmo resolveu excomungar todos os católicos. Culminando assim com o rompimento entre as duas regiões e fazendo nascer duas vertentes do cristianismo que possui diferenciações entre si.

Quais as diferenças entre católicos romanos e ortodoxos?

Entenda qual a diferença entre a igreja católica romana e a ortodoxa

Foto: depositphotos

Cristianismo do Ocidente

Os católicos romanos possuem o papa como autoridade máxima do catolicismo e ainda com relação aos sacerdotes, para esta religião, todos devem fazer o voto de castidade. Além destas características, é possível destacar também o calendário gregoriano que é utilizado por estes religiosos, o qual possui 365 dias. Devido a este fator, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro.

Outros aspectos do Cristianismo do Ocidente são: ter 40 dias de Quaresma; usar uma cruz com apenas uma barra horizontal e uma na vertical; e não ter restrição com relação as imagens utilizadas em igrejas e procissões, sendo permitido o uso de pinturas, quadros e até mesmo estátuas.

Entenda qual a diferença entre a igreja católica romana e a ortodoxa - Cruz Romana

Foto: depositphotos

Cristianismo do Oriente

Todas as características citadas anteriormente no Cristianismo do Ocidente são diferentes no do Oriente. Isto porque, os ortodoxos não consideram o papa como autoridade, sendo assim mais independentes que os católicos neste sentido. Já a respeito do voto de castidade nesta vertente do cristianismo, só é imposto ao bispo, sendo uma escolha pessoal do padre adotá-la ou não.

O calendário que rege os religiosos do Oriente é o juliano, com 13 dias a mais no ano. Sendo assim, o Natal para os ortodoxos só é comemorado em 7 de janeiro. A Quaresma, por sua vez, dura 47 dias no total. A utilização de estátuas nos templos não são permitidas no Cristianismo do Oriente, podendo ser usadas apenas pinturas.

Além disso, a cruz nesta vertente possui uma barra na vertical e três na horizontal, uma para a inscrição abreviada sobre Jesus, o INRI (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus); outra para os braços estirados do Salvador; e uma mais embaixo para os pés de Jesus, os quais foram pregados separadamente como acreditam os religiosos desta religião.

Entenda qual a diferença entre a igreja católica romana e a ortodoxa - Cruz Ortodoxa

Foto: depositphotos

 

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.