Entenda: tomate é um legume ou um fruto?

Um fruto nada mais é do que um ovário amadurecido de uma planta, onde nesse situam-se as sementes da espécie. Entenda


Certamente você já deve ter se perguntado sobre tal questionamento e, talvez, ficado sem resposta ou mesmo sem entender o assunto. Calma! Explicamos. O tomate, apesar de não parecer muito, é, sim, um fruto.

Conceito de fruta

Um fruto nada mais é do que um ovário amadurecido de uma planta, onde nesse situam-se as sementes da espécie. No caso do tomate e até mesmo de outros frutos que parecem verduras, mas, na realidade, não são, é que ao longo do tempo se adquiriu o hábito de classificar frutos salgados como legumes.

Entenda: tomate é um legume ou um fruto?

Foto: Pixabay

Pseudofrutos

Por outro lado, você sabia que também há alimentos que foram adquirindo a classificação de fruto, mas, na verdade, não são? Isso mesmo! Estamos falando dos pseudofrutos, os quais correspondem a estruturas comestíveis que apresentam forma e aparência de uma fruta, porém, não nascem a partir do ovário de um vegetal, como ocorre no caso dos frutos verdadeiros.

A seguir, conheça alguns alimentos que chamamos costumeiramente de legumes, mas que, na realidade, são frutos. E também alguns que se parecem com frutos, porém, não são, mas, sim, pseudofrutos.

Exemplos de frutos que parecem legumes:

Tomate
Abobrinha
Pepino
Pimentão
Berinjela

Exemplos de alimentos que parecem frutos (pseudofrutos):

Caju
Maçã
Abacaxi
Morango


Reportar erro