Era glacial – Pré-História

Conheça detalhes destes períodos de resfriamento que ocorreram na Terra, conhecidos como Era Glacial ou Era do gelo


Muito do passado da humanidade continua encoberto pelo tempo e intriga os cientistas até hoje. Entre os muitos fatos já conhecidos da pré-história que despertam a curiosidade de adultos e crianças temos a Era Glacial, ou Era do Gelo. Fato que chama atenção principalmente porque durante o seu acontecimento o homem ainda não existia.

O que é?

Chamamos de Era do Gelo, Era Glacial e Idade do Gelo o período geológico em que a temperatura da Terra cai e permanece assim por um longo tempo, causando a formação de extensos mantos de gelo sobre a superfície do planeta. No entanto esse termo é utilizado geralmente para fazer referência a Era do Gelo mais recente, que atingiu seu pico há cerca de 60 milhões de anos atrás.

A última Era Glacial

Era glacial - Pré-História - Animais

Imagem: Reprodução

Foi durante o período do Terciário Superior da Era Cenozóica que aconteceu a última grande glaciação da Terra. Os seres humanos ainda não existiam e o planeta era dominado por muitos animais que não existem hoje em dia. A temperatura do planeta baixou e as camadas de gelo formadas durante o inverno não foram derretidas e começaram a se expandir.

As Eras Glaciais duram geralmente alguns milhões de anos diferindo dos chamados períodos Glaciais que nunca chegam a 60 mil anos.

Os sobreviventes

O período de glaciação pode durar milhões de anos, por isso boa parte dos animais e vegetais desaparecem, pois não resistem a longa falta de luz solar e ao frio. Os animais que conseguiram sobreviver a essas Eras foram os mais adaptados ao frio, com grande camada de gordura, sendo geralmente animais marinhos ou aves e que conseguiram imigrar para locais onde a temperatura não era extremamente baixa.

O ancestral do ser humano, chamado de homem de Cro-Magnon, viveu na última Era do Gelo e conviveu com animais hoje extintos, como os mamutes, os cervos gigantes e os leões-das-cavernas. É dito que algumas espécies de plantas e animais só sobreviveram graças a ação do nosso ancestral, que dispersou muitos pelos lugares aonde o frio não chegava com muita intensidade.

Por que isso acontece?

Ainda não estão claros os motivos que levam o planeta a baixa de temperatura  que causa a Era Glacial.  Os cientistas geralmente listam uma gama de fatores importantes que se entrelaçam para que isso aconteça. Entre eles temos a movimentação das placas tectônicas, a composição da atmosfera e as variações de atividade do Sol e dos vulcões.


Reportar erro