Especialista dá dicas para você se dar bem no Enem

Confira dicas importantes de como se organizar nos estudos, conseguir rever todas as matérias e melhorar os métodos de resolução de exercícios


O dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando. Se você é um daqueles alunos que sente que a “corda está no pescoço”, não se desespere: ainda há formas de você conseguir se dar bem no exame.

O diretor executivo dosite Passeidireto.com, Rodrigo Salvador, dá dicas importantes de como se organizar nos estudos, conseguir rever todas as matérias e melhorar os métodos de resolução de exercícios.

Dicas para o Enem

Rotina de estudos fora da aula

Assistir aulas e palestras são passos fundamentais para o aprendizado, mas não são suficientes. Pouco adianta você virar uma pessoa que apenas escuta o que um professor fala e não exercita isso fora da classe.

Especialista dá dicas para você se dar bem no Enem

Foto: depositphotos

Separe um tempo da sua rotina para revisar todos os conteúdos ensinados pelo professor. Procure focar ainda mais naqueles assuntos que você tem dificuldade e que podem ser um obstáculo na hora da prova.

Use a tecnologia a seu favor

Com a popularização da internet, há vários sites, blogs e canais no youtube que ensinam e dão dicas de conteúdos de forma gratuita.

Mas é fundamental buscar fontes confiáveis. A internet é uma “terra” muito grande, onde qualquer pessoa pode escrever o que quiser. Por isso, cuidado para não acabar caindo em um site que possui um conteúdo que deixa a desejar.

Fora a grande variedade de site, existem também diversos aplicativos para todos os tipos de celulares que auxiliam o aprendizado e tornam a organização do estudo mais eficaz.

Há aplicativos que dão dicas de como se planejar e que organizam a vida acadêmica do estudante com calendários de provas, anotações e lembretes, dicas de ortografia e gramática, entre tantos outros.

Se conheça melhor

Cada pessoa possui um método e um ritmo próprio. Conheça qual a sua melhor forma de absorver conteúdo e aplique-a.

Algumas pessoas aprendem melhor lendo em voz alta, outros escrevendo, algumas quando houvem alguém explicando e ainda tem aquelas que absorvem melhor quando ensinam para outros pessoas.

Faça exercícios

O ditado mais certo na vida de um estudante é o que diz: a prática leva à perfeição. Depois de revisar os assuntos, faça exercícios, resumos e apontamentos. Mais uma vez usando a tecnologia a seu favor, existem diversas plataformas que disponibilizam questões para você praticar.


Reportar erro