Estações do Ano – Datas e características de cada uma

As estações do ano ocorrem por conta do movimento de translação associado à inclinação da terra. Confira as características de datas de cada uma delas


A dinâmica do planeta Terra no espaço permite que tenhamos mudanças naturais importantes. O movimento de rotação – no qual a Terra gira ao redor do seu próprio eixo, com duração de 24 horas –, por exemplo, proporciona a variação entre dias e noites. Se a Terra não girasse ao redor de si mesma, apenas uma face do globo receberia luz solar, enquanto a outra permaneceria no escuro.

Associado à rotação terrestre, há o movimento de translação, no qual a Terra gira ao redor do sol, em um período de 365 dias (um ano), aproximadamente. Este movimento está relacionado diretamente às mudanças das estações do ano, uma vez que permite que a radiação solar atinja a superfície dos hemisférios com intensidades diferentes ao longo do ano. É necessário considerar que a Terra possui uma leve inclinação de seu eixo – de 23°27’, o que faz toda a diferença.

A data de início do verão e do inverno recebe o nome de solstício, quando os dias e as noites possuem duração diferentes. O solstício de 21 de dezembro marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. O solstício de 21 de junho marca o início do inverno no hemisfério sul e do verão no hemisfério norte.

Estações do Ano - Movimento de translação

Imagem: Reprodução

Quando os dias e as noites possuem a mesma duração, de 12 horas cada, falamos em equinócio, momento em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar, marcando os inícios da primavera e do outono.

Nas regiões localizadas em latitudes mais baixas (entre os trópicos e especialmente nas proximidades da linha do Equador) os raios solares incidem mais diretamente – nesta zona “central” do planeta, a inclinação do eixo da Terra não possui influência tão grande na quantidade de sol recebida, que é mais constante. Já nas regiões temperadas, em latitudes mais altas, a incidência solar é mais variável, o que garante que as estações do ano sejam marcadas e mais facilmente percebidas.

As estações do ano e suas características

Verão

Estações do Ano - Datas e características de cada uma - Verão

Foto: depositphotos

É a estação mais quente do ano, na qual as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos que as noites. O verão começa logo após a primavera (em 21 de dezembro no hemisfério sul e 21 de junho no norte).

Outono

Estações do Ano - Datas e características de cada uma - Outono

Foto: depositphotos

É a estação de transição entre verão e inverno. Nela, os dias deixam de ter maior duração que as noites. Gradativamente as temperaturas diminuem e as folhas das árvores caem, como forma de adaptação ao frio que se anuncia. O outono começa logo após o verão (21/22 de março no hemisfério sul e 22/23 de setembro no norte).

Inverno

Estações do Ano - Datas e características de cada uma - Inverno

Foto: depositphotos

É a estação mais fria do ano. Tem como característica principal a queda de temperaturas, podendo chegar a graus negativos em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil. O inverno começa logo após o outono (21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no norte).

Primavera

Estações do Ano - Datas e características de cada uma - Primavera

Foto: depositphotos

É a estação mais colorida entre todas, pois é nela que inicia-se o reflorescimento da flora terrestre e também da fauna no planeta. É muito conhecida também como “estação das flores”. A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão (por volta de 21/22 de março no hemisfério norte e 22/23 de setembro no hemisfério sul).

*Lydia Minhoto é jornalista e professora graduada em  geografia


Informar erro