Estações do Ano – Datas e características de cada uma

As estações do ano ocorrem por conta do movimento de translação associado à inclinação da terra. Confira as características de datas de cada uma delas


Como sabemos, o planeta Terra realiza uma série de movimentos, como por exemplo, o de rotação, que é o responsável por termos dias e noites. Já no de translação, que pode ser definido como o movimento que a terra realiza em torno do sol, há uma variação na forma que a energia solar atinge o planeta.

Quando a Terra está no eixo de translação, ela apresenta uma inclinação em relação à sua órbita de 23°27’. É justamente essa inclinação associada ao movimento de translação, os responsáveis pelas trocas de estações do ano. Cada uma delas (outono, inverno, primavera e verão) possui características distintas uma das outras, que podem influenciar em vários fatores naturais, como temperatura, chuvas, nascimento de frutos, entre outros.

Características e datas de cada estação

Verão

Verão: é a estação mais quente do ano, onde as temperaturas permanecem mais elevadas e os dias são mais longos que as noites. O verão começa logo após a Primavera (por volta do dia 21 de dezembro no Hemisfério Sul e 21 de junho no Norte).

 

Outono

Outono: nessa estação os frutos começam a ficarem maduros e a caírem, deixando os parques e jardins repletos de folhas, dos mais diversos tipos, formas e cores. Os dias começam a ficarem mais curtos e mais frescos. O outono começa logo após o Verão (por volta de 22 de março no Hemisfério Sul e 23 de setembro no Norte).

 

Inverno

Inverno: é a estação mais fria do ano, tendo como característica principal a queda de temperaturas, podendo chegar a graus negativos em muitas regiões do mundo, inclusive aqui no Brasil. O inverno começa logo após o outono (por volta do dia 21 de junho no Hemisfério Sul e 21 de dezembro no Norte).

 

Primavera

Primavera: é a estação mais colorida entre todas, pois é nela que começam o florescimento de toda a flora e também da fauna no planeta. É muito conhecida também como “estação das flores”. A primavera começa após o inverno (por volta do dia 23 de setembro do Hemisfério Sul e 20 de março no Norte).

 

Muitas regiões são privilegiadas e permitem a diferenciação de cada estação do ano sem nenhum problema, pois as mudanças podem ser percebidas facilmente, como é o caso das regiões de zonas temperadas. Já nas zonas intertropicais, por ter temperaturas altas o ano inteiro, torna-se difícil diferenciar as estações, principalmente as mais discretas, como o outono e a primavera.


Reportar erro