Estátua da liberdade: a escultura mais pesada do mundo

Conheça a história da Estátua da liberdade e suas principais características. Saiba quem construiu e onde está localizada


Considerada patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Estátua da Liberdade é um monumento localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, que, desde 2007, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A Ilha da Liberdade, ou Liberty Island, como é chamada na região, é uma pequena ilha na entrada do porto de Nova York, área onde a Estátua está localizada.

De onde veio a Estátua da Liberdade?

Idealizada para homenagear os Estados Unidos e celebrar a boa relação entre França e a nação norte-americana, a Estátua da Liberdade foi um presente. A França a deu aos Estados Unidos como uma forma de comemoração do centenário de sua independência no ano de 1876. Isso aconteceu graças a uma batalha vencida pelos norte-americanos contra a Inglaterra, e foi o que fez com que os franceses quisessem presenteá-los.

Construída por Frederic-Auguste Bartholdi em uma estrutura projetada por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel – que projetou a Torre Eiffel –, na França, a estátua teve como inspiração o rosto da mãe de Frederic-Auguste Bartholdi. Alguns símbolos da maçonaria, como a tocha e o livro na mão esquerda da estátua, sugerem que Frederic fosse Maçom.

Estátua da liberdade: a escultura mais pesada do mundo

Foto: Pixabay

Concluída em 1884, a estátua foi desmontada em 350 peças que foram transportadas em 214 caixas a bordo da fragata francesa Isere. Somente um ano depois, em 1885, chegou aos Estados Unidos e, em Abril de 1886, o pedestal, projeto de Richard Morris Hunt, americano, foi concluído. A estátua foi montada em quatro meses sobre esse pedestal e inaugurada por Grover Cleveland, então presidente dos Estados Unidos, no dia 28 de outubro de 1886.

Características

A estátua, segundo o Guiness, é a escultura mais pesada do mundo, contando com 225 toneladas. Tirando o pedestal, a estátua tem 46,5 metros de altura, e com o pedestal chega aos 92,99 metros. Para o topo, é preciso subir 354 degraus, o que equivale a, aproximadamente, 22 andares.

A estátua representa a liberdade do povo, reforçada pelo fogo na tocha erguida pela mulher. Além disso, na coroa, existem 25 janelas simbolizando as joias encontradas naquelas terras, assim como sete raios que representam os sete continentes e os sete mares do mundo. Na mão esquerda, a mulher representada segura uma tábua em que consta a data de 4 de julho de 1776, gravada em algarismos romanos.

No pedestal, é possível ler o poema The New Colossus, de Emma Lazarus, com os versos que, traduzidos, dizem: “Tragam a mim os exaustos, os pobres, as massas confusas ansiando por respirar liberdade”.

Trata-se, inclusive, de um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos, recebendo uma média anual de 4,2 milhões de visitantes.


Reportar erro