Estátua da liberdade: a escultura mais pesada do mundo

Conheça a história da Estátua da liberdade e suas principais características. Saiba quem construiu e onde está localizada


Todas as principais cidades turísticas do mundo têm monumentos importantes que a representam. Em Paris, é a Torre Eiffel; no Rio de Janeiro é o Cristo Redentor; em Roma é o Coliseu, entre outras.

Em Nova York, a cidade mais moderna dos Estados Unidos, é a estátua da liberdade que configura em 90 dos 100 cartões postais emitidos no município. Mas nem sempre foi assim. A estátua passou por altos e baixos até se tornar o símbolo da América.

Para começar, ela nem foi ideia dos americanos. A iniciativa veio dos franceses que queriam presentear a terra do Tio Sam com uma escultura que celebrasse a amizade entre a França e os EUA, além de comemorar os 100 anos de Independência desse último.

Estátua da liberdade: a escultura mais pesada do mundo

Foto: Pixabay

O francês Frédéric-Auguste Bartholdi esteve à frente da iniciativa, que iria ser erguida no Canal de Suez, mas ao chegar em Nova York pelo rio Hudson e visualizar a Liberty Island, decidiu que a obra deveria ficar nessa ilha, a apenas três km de Manhattan.

Isso era 1874. E o primeiro desafio começou: angariar fundos para construir a estátua. Durante esse tempo, a França assumiu as despesas com a construção e com o translado da escultura para Nova York. Já o governo americano ficaria responsável somente por construir o pedestal para fixá-la.

Somente seis anos depois, os idealizadores conseguiram juntar um milhão de francos para iniciar a construção. A obra durou quatro anos e foi entregue em 1884, durante as comemorações da Independência Americana.

Apesar do combinado, a estatua ainda teve que esperar para ser fixada em solo americano, pois a nação não havia ainda arrecadado dinheiro para construir o pedestal, sua parte no acordo. Graças a uma campanha feita por um jornal local, em 1886, a ‘Estátua da Liberdade’ foi oficialmente inaugurada.

Saiba como visitar a Estátua da Liberdade

Atualmente, a Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais visitados do mundo, cerca de 5 milhões de pessoas o visitam todos os anos.

Ao todo, a escultura tem 93 metros de altura. Ela abriga diversos espaços que podem ser visitados, inclusive um museu que conta a história da sua construção. Na parte superior do pedestal também é possível ter uma bela vista da cidade de Nova York.

Para visitar a ilha e a estátua é preciso comprar um passe de um barco que partem do parque ‘Battery Park South’, todos os dias de verão a cada 30 minutos, e no inverno a cada 45 minutos.


Informar erro