Estrutura fundiária

Recebe o nome de estrutura fundiária as formas como as propriedades agrárias de uma área ou de um país são organizadas. Com isso, temos…


Recebe o nome de estrutura fundiária as formas como as propriedades agrárias de uma área ou de um país são organizadas. Com isso, temos que analisar o seu tamanho, número e distribuição, além de ser possível, também compreender as desigualdades que acontecem no campo. Mas como isso é determinado?

Estrutura fundiária

Foto: Reprodução

Fatores

O Estado, em busca de uma melhor análise sobre a realidade do campo brasileiro determinou, a partir do ano de 1964, que deveria ser feito um censo que teria também como finalidade a classificação dos imóveis rurais. Com isso, fez-se necessária a padronização dos imóveis rurais denominados de módulos rural e fiscal e, para isso, seriam analisados basicamente três aspectos dos imóveis.

1° Localização:

Quando o imóvel está localizado próximo aos grandes centros e conta com infraestrutura, terá uma área menor.

2° Fertilidade e clima:

Quanto maiores forem as condições de clima e fertilidade para o cultivo, menor será sua área.

3° Tipo de produto cultivado:

Quando uma região produz em nível extensivo mandioca, por exemplo, a sua área será maior. No entanto, caso o cultivo seja de morangos e com emprego de alta tecnologia, a área será menor.

Categorias de propriedades

Tendo feita a padronização acima, os imóveis passam a ser categorizados das maneiras descritas a seguir.

Minifúndio

Chamamos de minifúndio as propriedades de pequeno porte que são responsáveis por aproximadamente 70% da produção dos alimentos consumidos no país que, de uma forma geral, utilizam mão de obra familiar.

Latifúndio por dimensão

Os latifúndios por dimensão correspondem a grandes propriedades rurais que tem atividades vinculadas à agroindústria. Seus produtos normalmente são destinados ao mercado externo.

Latifúndio por exploração

Neste tipo de latifúndio estamos nos referindo às propriedades que tem como característica a improdutividade. O proprietário a adquire com a intenção de desenvolver especulação imobiliária sem nenhuma intenção de cultivá-las e colaborar com o crescimento econômico do país, produção de empregos e impostos.

Empresa rural

Com porte médio e grande, essas empresas rurais produzem matéria-prima como laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros, que são destinadas às agroindústrias.

A estrutura fundiária no Brasil

A estrutura fundiária brasileira encara uma desigualdade muito grande, sendo este um dos maiores problemas do meio rural. Como consequência, temos a interferência na quantidade de postos de trabalho, valor dos salários e nas condições de trabalho, além do modo de vida dos trabalhadores rurais.

Uma grande parte das terras do Brasil encontram-se nas mãos de uma pequena parte da população – conhecida como latifundiários. A distribuição, evidentemente, sofre uma discrepância, caracterizando a concentração fundiária do Brasil.


Reportar erro