Estudo aponta os 20 alimentos mais viciantes

Conheça os 20 alimentos que mais viciam, segundo pesquisa realizada por cientistas de universidade americana


Você talvez promete a cada nova semana, novo mês ou novo ano, mudar os hábitos alimentares, de forma a substituir alimentos gordurosos e/ou ricos em açúcares por opções mais saudáveis… aí de repente, por exemplo, surge aquela vontade de comer uma deliciosa pizza, ou quem sabe uma mega taça de sorvete de chocolate. É, não tem jeito: alimentos dessa natureza literalmente nos tornam dependentes deles, mais cedo ou mais tarde.

E isso ocorre em decorrência das comidas dotadas de altas doses de açúcar e gordura serem capazes de ativar no cérebro humano o centro de recompensa, parte que corresponde ao que pode-se chamar de área dos vícios.

A pesquisa

Para se aprofundar no assunto, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que elencou os 20 alimentos que mais viciam as pessoas no universo das dietas modernas, que incluem, sobretudo, iguarias industrializadas, aquelas já prontas, que não precisam de nenhum tipo de preparo caseiro para serem consumidas.

Dividida em duas etapas, a pesquisa analisou, inicialmente, um montante de 120 estudantes universitários com idades entre 18 e 23 anos. Na segunda abordagem do estudo, estiveram integrados outros 384 participantes voluntários, com idades entre 18 e 64 anos. Na primeira parte, os voluntários estiveram interligados a determinados alimentos e seus respectivos patamares de capacidade de vício.

Estudo aponta os 20 alimentos mais viciantes

Foto: Pixabay

Na sequência da análise, uma série de figuras de 35 alimentos foi exposta aos participantes que, em seguida, deveriam eleger quais aqueles que eles tinham mais “dificuldades”, a exemplo de comer de forma descontrolada, de não conseguir interromper a ingestão e demonstrar tolerância, entre outras. O resultado: dos alimentos apresentados aos voluntários, os que eram dotados dos maiores níveis de gordura e açúcar eram justamente os eleitos como mais viciantes.

Aos participantes da segunda etapa do estudo, cabia analisar os 35 alimentos apresentados em imagens, classificando-os com notas entre um e sete, considerando sete como nível “extremamente problemático”.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluiram que, igualmente como ocorre com drogas como a nicotina, cocaína e o álcool, os alimentos excessivamente processados são mais propensos a estimular reações biológicas que se assemelham às de condutas viciantes.

Os 20 alimentos mais viciantes

1. Pizza;
2. Chocolate;
3. Salgadinho;
4. Cookies;
5. Sorvete;
6. Batata frita;
7. Cheeseburger;
9. Refrigerante;
9. Bolo;
10. Queijo;
11. Bacon;
12. Frango frito;
13. Salgadinhos assados;
14. Pipoca amanteigada;
15. Cereal matinal;
16. Gummies;
17. Bife;
18. Muffins;
19. Nozes;
20. Ovos.


Reportar erro