Excel: a revolução das planilhas eletrônicas

Conheça o programa Microsoft Excel e saiba as utilidades desse software pode ser usado


O Excel, conhecido pelo nome de Microsoft Office Excel ou Office Excel é um software produzido pela Microsoft, o qual é específico para a criação de planilhas. Lançado no ano de 1985, o excel foi desenvolvido inicialmente para a plataforma MAC, da Apple, para competir com o Lótus 1-2-3. Somente em 1987 saiu a primeira versão para o Windows, e depois disso, várias outras versões foram lançadas – uma versão nova a cada dois anos, aproximadamente.

A polêmica

Ao ser lançado, o programa envolveu-se em um processo bastante polêmico, uma vez que um pacote de softwares já havia sido registrado com esse nome por uma empresa que comercializava serviços para a indústria financeira. Em julgamento, ficou definido, portanto, que a Microsoft deveria referir-se ao programa como “Microsoft Excel, decisão que foi respeitada por pouco tempo. Depois de alguns anos, eles resolveram o conflito comprando a patente do nome “Excel”.

O avanço

O programa fez uma revolução nas planilhas eletrônicas avançando bem mais rápido que a sua concorrência. Com muitas alterações na interface do usuário, o programa continuou usando o padrão de organização de linhas e colunas, mas foi o primeiro a fornecer a possibilidade de edição da fonte, cor, tamanho e com muita facilidade para os usuários.

Excel: a revolução das planilhas eletrônicas

Foto: Reprodução/ internet

A partir do ano de 2003, foi implantada a Visual Basic for Applications, que era uma linguagem de programação criada com base em Visual Basic, que ajudou, inclusive, na automação de algumas funções do programa. A VBA, no entanto, acabou trazendo um problema: a fragilidade do Excel para vírus de Macro, mas isso foi resolvido de forma relativamente simples, quando os antivírus passaram a detectar programas infecciosos.

O que se pode fazer com o Excel?

O Excel permite que sejam feitos cálculos matemáticos avançados nas planilhas, o que fez com que o programa se tornasse ainda mais popular. Podem ser usadas para adicionar dados a um banco de dados. Pode ser usado ainda para armazenamento de dados de compras e vendas de produtos, além de custos e orçamentos familiares.

O programa, ao ser aberto, a partir da versão Excel 2007, abre três planilhas e cada uma delas conta com 16.384 colunas e 1.048.576 linhas.

Se alguém fosse preencher todas as linhas e colunas com a quantidade máxima possível de caracteres, teria um arquivo com aproximadamente 9.223.090561.878.070.000 de bytes. As grandes empresas, portanto, podem usar abertamente o programa, pois dificilmente alguém conseguirá chegar no valor limite permitido.


Reportar erro