Expansão marítima na Espanha

A exploração Marítima em águas Atlânticas foi iniciada pelos Portugueses em meados do século XV, os espanhóis vieram seguir os passos portugueses na exploração…


A exploração Marítima em águas Atlânticas foi iniciada pelos Portugueses em meados do século XV, os espanhóis vieram seguir os passos portugueses na exploração um pouco depois no final do século já citado. E foi nessas explorações que “descobriram” as Américas.

Expansão marítima na Espanha

Foto: Reprodução

O início

O motivo pelo qual os espanhóis iniciaram suas explorações marítimas pouco depois de Portugal foi porque em meados do século XV, eles tentavam reconquistar territórios da própria Espanha que estavam sob o domínio dos mulçumanos. Após reconquistar tais territórios, a unificação da Espanha se deu e o mesmo passou a investir também na exploração dos mares. Essas explorações tinham o foco voltado para as possibilidades de encontrar novas rotas para o comércio. A intenção era achar uma rota para as índias, que na época era centro comercial mais movimentado devido as especiarias que lá existiam, itens como cravo, canela, gengibre, pimenta, entre outras, que na época eram altamente valorizados.

Cristóvão Colombo na expansão marítima

Cristóvão Colombo, navegador italiano, foi o escolhido para liderar as primeiras navegações pelo ocidente, e em uma de suas viagens, em 1492 acabou “descobrindo” a América, uma população já existia nessas novas terras, mas Colombo pensava que havia chegado às Índias, então, batizou a população encontrada naquela região de índios. Cristóvão ainda levantou a ideia de que a terra era uma circunferência, tese que foi confirmada pelos também navegadores Sebastião El Cano e Fernão Magalhães, em 1522. O encontro da América por Cristóvão levou a Espanha muita riqueza, pois a região era rica em mentais preciosos, como: ouro, prata, e pedras valiosas. Isso mudou o rumo econômico da Europa.

Após a viagem de Cristóvão Colombo, outros navegadores seguiram a mesma rota, e constataram que ele havia descoberto um novo continente, no entanto, essa informação foi oficializada por Américo Vespúcio e em sua homenagem este novo continente recebeu o nome de América.

Outras expansões marítimas

A Espanha ainda foi responsável por outras importantíssimas explorações, sendo elas:

  • Em maio de 1499, o espanhol Alonso de Ojeda chega a Ilha de Margueritta, hoje conhecida como Venezuela.
  • No ano de 1500, Vicente Iañes Pinzón chega a região do Rio Amazonas e o chama de “Mar Doce”, ainda neste mesmo ano, Diogo Velasquez conquista a Ilha de Cuba.
  • Em 1512, Juan Ponce de Léon, também espanhol, conquista o território que hoje é conhecido como Flórida, Região sul dos Estados Unidos da América.
  • Em 1513, Vasco Nunez de Balboa ficou velejando durante 30 dias e descobriu o Mar do Sul, hoje chamado de Oceano Pacífico.

Todas essas conquistas tiveram um preço. Existiram várias batalhas e em meio a essas batalhas, houve muitas mortes, tanto do lado dos indígenas, quanto dos espanhóis.


Reportar erro