, , ,

Expressão ‘a preço de banana’

Provavelmente você já ouviu essa expressão, que geralmente está associada a algo de baixo valor. Ocorre quando vamos comprar algo, mas o preço está tão baixo, mas tão baixo que nem vale a “pechincha”, e o objeto de desejo se torna reflexo de uma ótima negociação. Aí é quando entram discursos como “comprei esta camisa a preço de banana” ou “esse computador saiu a preço de banana”, por exemplo. Mas, se paramos para analisar, fica o questionamento: por que banana? Por que não outra fruta, como a uva, a maçã ou o abacaxi? Quando olhamos para uma simples banana, não pensamos na dimensão histórica que essa fruta possui.

Colonizadores portugueses

Ao pisar em um “novo mundo”, o território brasileiro, os colonizadores encontraram nas terras bananeiras para tudo quanto é lado. Elas cresciam naturalmente, sem precisar do plantio, e o clima ajudava ainda mais. Durante todo esse período, as bananeiras eram comuns em jardins e quintais. É aí que entra a ideia de mercado.

Quando se tem um produto em excesso, seu valor de venda diminui. É a velha conhecida lei da oferta e da procura. Não se poderia cobrar muito de algo de tão fácil obtenção, logo, não era rentável vender bananas. E daí que surgiu a fatídica expressão, uma vez que as bananas tinham um valor muito baixo.

Expressão 'a preço de banana'

Foto: Pixabay

República das bananas

No século XX, vários países da América Latina receberam a alcunha de “república das bananas”, em uma outra associação clara ao baixo valor dessa fruta. Esse é um termo pejorativo, que faz referência a um Estado politicamente instável, com a economia calcada nas bases primárias e comandada por um governo rico e corrupto. A escolha da banana se faz por conta da ligação entre essa fruta e o continente americano.

Por conta do clima quente e da umidade dessa região, a produção dessa fruta era muito fácil e abundante. A banana meio que se tornou uma representante dos países latinos ou de baixa renda, tanto é que até hoje serve como principal fonte de alimento para as comunidades mais pobres.

Expressão histórica

Como visto, a expressão “a preço de banana” carrega toda uma história por trás, tão antiga que remete ao Brasil colonial. E isso é bem comum para grande parte das expressões que ouvimos no dia a dia, como a do “bom samaritano”, esta que vem da Bíblia. Descobrir o surgimento é muito interessante, pois nos faz identificar o período em que está inserido tal dito, e como ainda continua fazendo todo o sentido no mundo contemporâneo.