Faixa de Gaza

Localizado em um pedaço estreito de terra na costa oeste de Israel, a Faixa de Gaza é um território palestino que faz fronteira com…


Localizado em um pedaço estreito de terra na costa oeste de Israel, a Faixa de Gaza é um território palestino que faz fronteira com o Egito. A região é marcada por uma grande pobreza e população. Com 1,7 milhões de habitantes a região está lotada de favelas em uma área inferior a 40 km de extensão e alguns quilômetros de largura. A vida para os seus habitantes é marcada por muitas restrições.

Faixa de Gaza

Foto: Reprodução

História

No ano de 1917, com o fim do Império Otomano, o território foi concedido à Grã-Bretanha sob a forma de mandato sobre a Palestina. No entanto, em 1947, ficou determinada na Assembleia Geral das Nações Unidas, que a Palestina ficou dividida em dois estados, um judeu e outro árabe, sendo que a parte árabe era a área que corresponde atualmente à Faixa de Gaza. O plano foi rejeitado pelos árabes originando a primeira guerra israelo-árabe, quando a região foi invadida pelo Egito.

Na região, fixaram-se as populações árabes palestinas que eram refugiadas devido à guerra entre Israel e os países vizinhos. Do ano de 1949 a 1967, a região esteve sob controle egípcio – exceto em 1956 e 1957, quando Israel tomou a região durante a crise do Canal de Suez. Durante a Guerra dos Seis Dias, no ano de 1967, a região foi tomada por Israel e entregue aos palestinos muitos anos depois, no ano de 2005. Passou então a fazer parte do Estado de Palestina, apesar de ainda, em boa parte de suas fronteiras, os territórios aéreos e marítimos da região ser controlados pelos israelenses.

O controle foi assumido por Hamas, um grupo islâmico, no ano de 2007 e, com isso, as restrições ficaram ainda mais duras – impostas por Israel à população de Gaza.

O termo usado para nomear a região tem origem na antiguidade, sendo uma referência à principal cidade da região, que tem o nome de Gaza. Banhada pelo mar Mediterrâneo, a Faixa de Gaza é dividida em cinco partes: Rafah, Khan Yunis, Dayr AL-Balah, Cidade de Gaza e Norte de Gaza.

Características

O clima da região é temperado e seu território é plano, com a maior altitude chegando aos 105 metros. Somente 13% do território é arável e sua economia é debilitada, sendo que há na região precárias condições de vida. No entanto é um dos territórios mais densamente povoados da Terra, contando com 1,4 milhões de habitantes em seu pequeno espaço. Mais de 99% dos habitantes são muçulmanos e a língua mais falada é o árabe e em seguida o hebraico.

É uma região de muitos conflitos, sendo constantemente algo de disputas e ocupações militares por parte de outros países. A Faixa de Gaza não é reconhecida oficialmente como parte de algum país, mas é toda cercada por muralhas nas divisas com Israel e Egito. Há uma reivindicação por parte da Autoridade Nacional Palestina quanto a posse da região.

Essa falta de um verdadeiro dono para o território gera constantemente muitos conflitos, assim como as questões religiosas que se chocam com os israelenses. Israel, atualmente, é quem controla o espaço aéreo e acesso marítimo à região.


Reportar erro