,

Capitalismo: saiba o que é, características e quando surgiu

Este artigo trata sobre um dos sistemas econômicos possíveis, o capitalismo, abordando o que é o capitalismo, quais as características do capitalismo e também quando surgiu. Conhecer mais sobre esse sistema, é entender como a sociedade está estruturada, quais são as prioridades dos governos e das pessoas, e também as relações com o meio ambiente.

Os sistemas econômicos são os responsáveis pela dinamização das sociedades em vários aspectos, influenciando nos modos de vida das pessoas, bem como na construção de preceitos sociais.

O que é capitalismo e suas fases

O capitalismo é um sistema econômico. Hoje, esse sistema é predominante no mundo, afetando as relações políticas e também as sociais. A história do capitalismo pode ser dividida em três momentos distintos, também chamados de fases do capitalismo, sendo eles:

Moedas

O sistema capitalista é adotado em quase todo o mundo (Foto: depositphotos)

  • Capitalismo Comercial: também chamado de capitalismo mercantil, ou mercantilismo. Alguns autores o consideram como um momento pré-capitalismo, sendo sua primeira fase. Destacam-se o comércio e as rotas marítimas, as colônias de exploração e de povoamento, governos absolutistas, exploração e escravização dos nativos nas colônias. A acumulação de metais preciosos (ouro e prata), por parte das metrópoles europeias, era a base da riqueza destas. Atividade comercial com a Ásia, especialmente em relação ao comércio de especiarias. Enriquecimento de uma burguesia emergente, vinculada ao comércio.
  • Capitalismo Industrial: investimentos em técnicas de produção, substituição do trabalho manual (manufatura) pelo mecanizado (maquinofatura). O espaço de trabalho do trabalhador já não era mais o espaço doméstico, mas o espaço fabril. Separação entre o proletariado (trabalhador) e a burguesia (patrão). Queda do sistema feudal, e a sociedade estamental passa a ser uma sociedade de classes.
  • Capitalismo Financeiro: são algumas das características a crescente integração do capital industrial com o capital financeiro, bem como a intensificação do processo de monopolização (dominação de uma única empresa em relação a um dado ramo produtivo ou serviço). Nesta fase, há a supervalorização dos valores monetários e a transformação dos títulos de ações em mercadorias.

Veja também: Fases do capitalismo

Características

Dentre as características do capitalismo estão a propriedade privada, ou seja, o sistema produtivo está vinculado à propriedade individual. Assim, neste sistema, os preceitos da propriedade privada estão acima dos preceitos da coletividade.

O lucro é também uma das bases deste sistema, sendo este lucro proveniente do resultado da acumulação de capitais. Outra marca do capitalismo é a divisão de classes sociais, sendo que este sistema criou duas classes em especial, as quais são opostas e complementares, que são a burguesia e o proletariado.

Elas se diferenciam da seguinte forma: a burguesia é aquela que detém os meios de produção, máquinas, as terras, fábricas, ou seja, o capital. Já o proletariado é representado pela figura dos trabalhadores, os quais detém apenas a força de trabalho, e destituídos dos meios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho em troca de um salário.

Destaca-se também como característica do capitalismo a economia de mercado, quando se ampliam as desigualdades sociais, já que renda, status e consumo são fatores de diferenciação entre as pessoas. A economia de mercado é um sistema no qual o empreendimento privado concorre com outros empreendimentos, sem a intervenção de Estados e governos.

Teoricamente, em condições ideais de livre mercado, a economia seria auto-regulável, pois nesse estado não deveriam existir monopólios e demais fatores externos que pudessem interferir. Atualmente, o foco do capitalismo é o mercado consumidor. Através dos incentivos ao consumo, estimula-se a produção, especialmente por meio de campanhas publicitárias e de investidas diversas junto ao consumidor. Criam-se novas demandas de produção, para além do básico e necessário, constituindo desejos de consumo permanentes.

Quando surgiu o capitalismo?

O capitalismo desenvolveu-se no século XIX no período da Revolução Industrial na Inglaterra. Esse acontecimento histórico alterou de forma profunda os meios de produção, estimulando a competição entre os mercados, tanto internos, quanto externos.

Além disso, com as mudanças, o trabalho humano passou a ser combinado sistematicamente com as máquinas e inovações tecnológicas do contexto, formando um novo cenário produtivo. Apesar disso, alguns autores afirmam que já nos séculos XVI e XVII havia sinais do capitalismo no mundo, mas que apenas no século XIX é que de fato este sistema econômico teve seu desenvolvimento mais intenso.

Veja também: O que é economia solidária

Hoje, praticamente todos os países do mundo estão sob a égide do sistema capitalista, mas existiram momentos em que a situação foi bem diferente. Um destes momentos foi a Guerra Fria (1947 – 1991) quando o mundo esteve dividido entre países capitalistas, sob influência dos Estados Unidos e países socialistas, sob influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

O capitalismo é um sistema que possui pontos positivos e negativos. Os defensores desse sistema afirmam que ele estimula o desenvolvimento, já que promove a competitividade. Já aqueles que o criticam, defendem que ele traz benefícios apenas a uma pequena parcela da população, uma elite, a qual enriquece através do esforço dos trabalhadores.

Os que defendem o sistema, acreditam que seja por meio dele que a sociedade tenha avançado de forma mais intensa ao longo do tempo, especialmente em se tratando do avanço material, como os recursos tecnológicos e informacionais. Já os críticos, apontam que o capitalismo acirra as desigualdades entre as pessoas, promovendo o bem-estar de uma pequena minoria, enquanto a maioria é desprovida dos meios de produção, e percebida apenas como força de trabalho e mercado de consumo.

Conclusão

Neste artigo, você pôde ler mais sobre o que é o capitalismo, quais as principais características do capitalismo e quando surgiu o capitalismo. O capitalismo é um sistema econômico, mas que tem influência em vários aspectos da vida das pessoas, bem como em relação as questões ambientais.

O capitalismo não foi sempre como o conhecemos hoje, pois passou por mudanças ao longo da história, sendo influenciado pelas transformações sociais, mas também auxiliando para que estas acontecessem.

Muitas pessoas acreditam que o capitalismo seja um bom sistema econômico, porque gera competitividade e desenvolvimento. Mas ele também tem seus pontos negativos, como a divisão das classes, a exploração do trabalho, a consequente degradação dos recursos naturais, dentre outros.

 

Referências

» BOMENY, Helena [et.al]. Tempos Modernos: tempos de Sociologia. 2 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).