Fenótipo

Um grupo de aspectos/características morfológicas, físicas e fisiológicas de um determinado organismo vivo. Eis a definição do termo fenótipo. Com origem grega, a palavra…


Um grupo de aspectos/características morfológicas, físicas e fisiológicas de um determinado organismo vivo. Eis a definição do termo fenótipo. Com origem grega, a palavra fenótipo é a junção de outras duas “pheno”, que significa evidente brilhante, e “typos”, que é traduzida como característica.

Assim, a compressão de fenótipo expressa a representação de um genótipo. Ou seja, as proteínas que o genótipo codifica são decisivas para originar as características fenotípicas.

O fenótipo

O funcionamento dos genes em conjunto com o meio ambiente é algo resultante do fenótipo, este que pode ser modificado com frequência. Ou seja, um genótipo é impossível sofrer alteração. Entretanto, o fenótipo, sim, pode sofrer mudança.

Comprovação disso é a pele humana. Se uma pessoa cujo genótipo é para pele clara, por exemplo, se expor frequentemente ao sol, isso fará com que seja acionada no organismo da mesma a produção de melanina. Essa substância tem a finalidade de proteger a pele humana dos raios solares e, com isso, a mesma tenderá adquirir uma coloração mais pigmentada, escura.

De tal modo que o genótipo de uma pessoa como a do exemplo citado acima será sempre o mesmo: pele clara. Entretanto, o seu fenótipo, o qual é mais facilmente notado, visível, sofrerá alteração.

Fenótipo

Foto: Reprodução

Contudo, pessoas de pele excessivamente clara, em geral, apresentam recessividade para diversos genes que criptografam essa característica. Assim, devido os genes recessivos criptografarem proteínas com defeito, pessoas com pele cuja coloração é muito clara acabam ficando muito mais avermelhadas do que morenas, se expostas com frequência aos raios solares.

Esse efeito ocorre em decorrência da baixíssima produção de melanina ou até mesmo a não produção dessa substância, a qual atuaria na pigmentação da pele como forma de defesa aos raios solares. Assim, a tonalidade vermelha da pele constitui a irritação causada pela excessiva exposição ao sol.

Outras considerações pertinentes

Além da coloração da pele, um ser humano pode ter seu fenótipo alterado com bastante frequência em outros aspectos. Exemplo similar são pessoas magras que, a partir da prática de exercícios físicos, passam a obter maior teor de massa muscular.

Vale ressaltar ainda outro exemplo, que são pessoas com cabelos loiros que poderão deixá-los com coloração escura, por meio da aplicação de tintas. E o mesmo procedimento pode ser feito de forma inversa.

Entretanto, os aspectos fenótipos modificados de um determinado ser humano não podem ser herdadas pelos seus descendentes, uma vez que apenas as características genotípicas podem ser perpetuadas.


Reportar erro