Festas juninas: Onde fica a maior e melhor festa de São João do mundo?

Caruaru (PE) ou Campina Grande (PB)? Conheça das duas cidades brasileiras qual faz o maior e melhor festejo junino


Entra ano, sai ano, e a disputa entre Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) pelo título de cidade que promove ter o Maior São João do Mundo segue “quente”. Do primeiro ao último dia de junho, estima-se que quase mil atrações passem pelas duas cidades, o que inclui o autêntico forró pé de serra e o estilizado. Juntas, as duas cidades recebem mais de 3,5 milhões de pessoas, fazendo movimentar milhões na economia local de cada uma. Números que impressionam e servem de combustível para essa rivalidade histórica.

São João de Caruaru

Festas juninas: Onde fica o Maior São João do Mundo?

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caruaru

Localizada no Agreste de Pernambuco, a 134 km do Recife, capital do Estado, o município de Caruaru estima receber um público de 1,5 milhão de pessoas durante os festejos juninos. Por lá, um dos fortes da festa são as apresentações culturais, com a participação bacamarteiros, das bandas de pífanos e quadrilhas. Outro atrativo vem da culinária de milho, com deliciosos pratos típicos do período, a exemplo da pamonha, canjica, milho cozido, entre outros.

E foi a partir da culinária típica que foi originada a festa das comidas gigantes. Responsável por fazer o resgate da festa nos bairros, as guloseimas gigantes atraem muita gente. Entre elas tem o Maior Cuscuz do Mundo, Pamonha Gigante, Maior Pé-de-Moleque do Mundo entre outras. O calendário se estende durante todo o mês. Outra atração é queima da Fogueira Gigante, tradicional festa de bairro vivenciada no Largo do Convento do município.

O polo principal da festa, entretanto, está localizado bem no centro da cidade, no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. Com capacidade para receber cerca de 100 mil forrozeiros por noite, o local é palco de centenas de apresentações musicais e culturais.

Já para aqueles que não abrem mão de um forrozinho durante o dia, o Alto do Moura é um concorrida opção. Somado a tradição ostentada pelos seguidores do Mestre Vitalino, famoso ceramista que perpetuou o nome da cidade mundo a fora, ainda tem a culinária.

São João de Campina Grande

Festas juninas: Onde fica o Maior São João do Mundo?

Foto: Reprodução/ Site São João de Campina

Localizada a 133 km da capital da Paraíba, João Pessoa, Campina Grande ostenta um São João com 30 dias de festa. Durante o período, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas sigam para lá, só para dançar forró. A festança junina de lá é conhecida pelas cerimônias tradicionais de casamento coletivo. Outro destaque que atrai os turistas é a tradicional cachaça paraibana, conhecida por ser a melhor de toda a região Nordeste.

O Parque do Povo, conhecido como o “quartel general” do forró na cidade, recebe atrações de renome local e nacional, que se apresentam por lá durante todo o mês. Já o público, não pode reclamar da diversidade de atrativos que a festa disponibiliza. Entre, barracas, pavilhões, ilhas de forró, camarotes e ruas largas, o que não falta é opção de diversão para toda a família.

Outra atração bastante concorrida por lá é o Trem Forroviário, que sai da Estação Velha de Campina Grande com destino ao distrito de Galante. Além de curtir a paisagem, o turista pode dançar agarradinho o melhor forró pé de serra durante todo o percurso. Isso porque, cada um dos oito vagões possui um trio de forró para fazer honra à fama do trem “movido a forró”.

Conclusão

A partir de todos esses argumentos, fica até difícil apontar qual das duas cidades faz o Maior e Melhor São João do Mundo. O bom disso tudo é que turistas e moradores podem aproveitar todos os detalhes da festa, conhecendo cada peculiaridade, tirando a própria conclusão.


Reportar erro