Fios de teia de aranha podem ser tão resistentes quanto aço

Uma pesquisa comprovou que a força de uma teia de aranha é cinco vezes maior que a do aço e que poderia parar uma aeronave em pleno voo


Concordamos que é impossível um homem conseguir atirar teias de aranha do seu próprio corpo, como no filme Homem-Aranha. Mas não ache que a possibilidade da teia aguentar o peso de um humano sem se arrebentar seja mera ficção.

Uma pesquisa publicada pelo Centro Nacional de Informação e Biotecnologia comprovou que a força de uma teia de aranha pode ser até cinco vezes maior que a do aço e pode se esticar até quatro vezes o tamanho do seu diâmetro sem romper.

As teias de aranha são produzidas por glândulas específicas do inseto. A espessura dela pode variar de acordo com a quantidade de válvulas envolvidas no processo de produção dos fios.

Fios de teia de aranha podem ser tão resistentes quanto aço

Foto: depositphotos

Apesar de ser mais fino do que o fio de cabelo, chegando muitas delas a serem invisíveis a olho nu, elas são tão fortes que conseguem parar um inseto que esteja voando em alta velocidade.

A teia de aranha é mais firma e elástica que fibras como o kevlar (que é mais forte que o aço e usado na confecção de coletes à prova de bala) e o nylon.

A teia de aranha pode parar uma aeronave

Pesquisadores da Embrapa de Recursos Genéticos e Biotecnologia acreditam que se a espessura da teia de aranha fosse perto da de um lápis comum, ela seria capaz de parar um boeing 747, aeronave militar de cerca de 215 mil quilos, em pleno voo.

A explicação dos especialistas para uma teia tão forte é que, quanto mais força a aranha usa para puxar o fio durante o processo de fabricação dele, mais resistente ela fica depois que é enrijecida.


Reportar erro