Fontes de energia

Existem muitas fontes de energia no planeta Terra, podendo ser renováveis ou esgotáveis As renováveis são, por exemplo, a energia solar e a eólica;…


Existem muitas fontes de energia no planeta Terra, podendo ser renováveis ou esgotáveis As renováveis são, por exemplo, a energia solar e a eólica; e a esgotável, podemos citar como exemplo, os combustíveis fósseis, que se não forem usados de forma racional irão acabar.

Quais são as principais fontes de energia?

Como citamos, existem muitas fontes de energia. Mas quais são as principais?

Energia solar

A energia solar é uma fonte renovável pouco explorada no mundo nos dias atuais. Isso se deve ao elevado custo de implantação. Deveria ser mais utilizada, uma vez que e uma fonte limpa que não causa impactos ambientais nem gera poluição, pois apenas é a transformação da radiação solar captada em calor ou eletricidade.

Energia hidráulica

No Brasil, a energia hidráulica é a mais utilizada graças às grandes quantidades de rios no país. O potencial energético da água é alto, o que se intensifica quando ela é represada. A implantação de uma usina gera impactos ambientais, mas ainda assim ela é considerada uma fonte limpa, pois as turbinas presentes nessas usinas hidrelétricas funcionam por meio de uma queda de água que fazem funcionar um gerador elétrico que acaba produzindo energia.

Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir de um equipamento com grandes hélices instaladas em áreas abertas. Com a força dos ventos, essas hélices se movimentam gerando energia limpa e inesgotável.

Energia nuclear

A energia nuclear é gerada por meio de substâncias como o urânio. Este elemento químico tem seu núcleo desintegrado, liberando uma quantidade enorme de energia. Dessa forma, as usinas nucleares aproveitam essa liberação de energia para gerar eletricidade. O lixo nuclear produzido é um ponto negativo, além de os acidentes, que apesar de serem raros, acabam representando um grande perigo para a natureza e para as pessoas.

Fontes de energia

Foto: Reprodução

A importância da energia

Atualmente a energia tem sido usada para muitas coisas: para utilização de energia elétrica, funcionamento de veículos, entre outras coisas. O consumo de energia foi intensificado com a Revolução Industrial, que passou a utilizar essas fontes de energia de forma mais intensa, dependendo completamente da energia para funcionar – máquinas e equipamentos, assim como veículos.

Junto com o consumo de energia, acaba aumentando também os problemas socioambientais, pois em sua maioria, as fontes mais utilizadas são de origem fóssil, liberando poluentes na atmosfera, contaminando recursos hídricos, gerando efeito estufa e muitos outros impactos negativos.


Reportar erro