Formas de obtenção de energia

Imprescindível para a vida do homem moderno, a energia elétrica marca presença em tudo o que fazemos, veja agora quais as principais maneiras de obtê-la


Sem energia elétrica seria impossível desenvolver vários dos trabalhos que realizamos ao longo do nosso dia, ela foi imprescindível para o desenvolvimento do homem e é pré-requisito para uma vida confortável e ativa. São várias as maneiras que a energia se manifesta e devido a sua grande importância o homem desenvolveu várias formas de obter energia, seja por meio do sol, da água, do petróleo, etc.

Confira as principais formas de obtenção de energia

Energia das marés – A obtenção desse tipo de energia é possível graças ao movimento de subida e descida das marés. A energia é captada através de um reservatório marítimo e de uma espécie de barragem, composta por um gerador e por uma turbina: na maré alta a água enche o reservatório e movimenta as turbinas produzindo a energia elétrica, já no período de maré baixa é a saída de água da barragem que movimenta das turbinas e produz energia. No Brasil ainda não há esse tipo de obtenção.

 

Energia hidráulica

Energia hidráulica | Foto: Reprodução

Energia hidráulica –  É a energia provinda da força da água em movimento. Esse, que é o tipo de energia mais comum no Brasil, tem um custo de aplicação muito caro, pois é preciso construir uma hidrelétrica. Porém a quantidade de energia produzida é tão grande que compensa os gastos. Muitos desaprovam esse tipo de obtenção de energia, principalmente por causa dos danos ambientais que a instalação de uma hidrelétrica causa.

 

Energia eólica – É considerada uma energia limpa, pois sua obtenção não causa danos ao ambiente e tem um custo de aplicação relativamente baixo, quando comparada a outros tipos de energia. Essa energia é obtida através da energia mecânica, provocada pelo vento em contato com gigantes moinhos específicos para essa função.

 

Energia nuclear – A energia nuclear é a energia elétrica produzida por meio de processos físico-químicos. As usinas nucleares, onde é produzida essa energia, apresentam grandes riscos de acidentes, e por isso essa energia, apesar de limpa, não é vista com bons olhos por muitos. Os cientistas conseguem obter energia nuclear por meio da fusão e fissão. Na primeira o núcleo de dois ou mais elementos se fundem e liberam energia, na segunda o núcleo é bombardeado com nêutrons.

 

Energia solar – Essa é a energia obtida através da captação dos raios solares. Painéis com células fotoelétricas são expostos ao sol e conseguem transformar a energia vinda da irradiação da luz do sol em energia elétrica. Considerada uma energia limpa e de fonte inesgotável – o sol – essa energia é muito utilizada em residências e tem sido cada vez mais utilizada.


Reportar erro