Funções vitais

As funções vitais referem-se às funções necessárias realizadas por todo ser vivo para manter a vida. Inclusive os seres vivos unicelulares também podem desempenhar…


As funções vitais referem-se às funções necessárias realizadas por todo ser vivo para manter a vida. Inclusive os seres vivos unicelulares também podem desempenhar as funções vitais, pois a única célula existente pode realizá-las de forma independente.

São três as grandes funções vitais: nutrição, reprodução e relação com o meio.

Grandes funções vitais

Nutrição

A nutrição recolhe todas as atividades que os seres vivos realizam para obter a matéria e energia essencial para a vida. A nutrição é constituída por vários fatores:

– Alimentação: A sobrevivência dos seres vivos só é possível com a ingestão de alimentos que fornecem as proteínas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. São dois os tipos de nutrição: a heterótrofa e autótrofa. O primeiro deles é utilizado pelos humanos e animais e baseia-se na fabricação de matéria a partir de matéria orgânica. Isto é, os alimentos são digeridos e reduzidos a moléculas simples. O sistema digestivo é fundamental, com a realização da digestão, que é um processo químico e mecânico em que há a quebra das moléculas de nutrientes, como os lipídios, as proteínas, os carboidratos e os ácidos nucléicos.

O segundo tipo de nutrição é utilizado pelos vegetais e consiste na criação de matéria orgânica a partir da inorgânica, através da fotossíntese.

– Circulação: A circulação é fundamental para que a matéria chegue a todas as partes do corpo. A circulação é feita pelo tecido sanguíneo e o sangue circula por vasos, artérias, veias e capilares. A circulação humana é dupla, fechada e completa.

– Excreção: A excreção é a eliminação dos resíduos metabólicos resultantes das reações químicas das células do organismo. Estes resíduos, como a amônia, uréia e o ácido úrico, não podem permanecer na circulação sanguínea por serem tóxicos. Jô caso dos seres humanos e dos animais, a eliminação dos resíduos é feita através da urina e das fezes, graças ao sistema excretor.

– Respiração: A respiração está inserida na nutrição por ser o processo metabólico que permite elaborar e manter a energia que obtemos por meio da alimentação. É representada pelos processos de inspiração (entrada de oxigênio no corpo) e expiração (expulsão do dióxido de carbono). O sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias pelos pulmões.

Funções vitais

Foto: Reprodução

Reprodução

A reprodução é a função vital que garante a sobrevivência da espécie pela passagem de genes para gerações futuras. Existem dois tipos de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada é aquela que necessita de dois indivíduos do sexo oposto e é realizada pela união das células sexuais (óvulos e espermatozóides), ou gametas, de cada um dos indivíduos, a qual é chamada de fecundação. A reprodução assexuada é aquela própria dos seres unicelulares, em que só intervém um indivíduo.

Relação com o meio

Permite que os seres vivos percebam as mudanças no meio, tanto interno como externo, e elaborem respostas a estes estímulos. Desta maneira, torna-se possível a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente e a garantia da sobrevivência.


Reportar erro