Fusos horários no Brasil

Devido ao movimento de rotação da Terra, o planeta é dividido em 24 fusos horários, sendo que cada fuso representa uma hora em sua…


Devido ao movimento de rotação da Terra, o planeta é dividido em 24 fusos horários, sendo que cada fuso representa uma hora em sua região de cobertura. A contagem dos fusos é feita a partir do Meridiano de Greenwich (longitude 0 graus), linha imaginária convencionalmente estabelecida e que “passa” pela capital da Inglaterra, Londres. Assim, os locais que se encontram a leste de Greenwich têm suas horas somadas pelo número de fusos de distância; e as áreas que se encontram a oeste têm suas horas subtraídas.

Todo o território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, possui o horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich, pois se encontra a oeste (no hemisfério ocidental) deste. Devido à sua ampla extensão territorial, o Brasil possui quatro fusos horários diferentes.

Fusos horários no Brasil

Foto: Reprodução

Os quatro fusos horários no Brasil

O horário oficial brasileiro varia de duas a cinco horas a menos, em relação à hora de Greenwich (GMT). Confira a seguir os quatro fusos horários no Brasil:

Primeiro

O primeiro fuso horário brasileiro (longitude 30º O) tem duas horas a menos que a hora de Greenwich e uma hora a mais que o horário de Brasília. Este primeiro fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao país, como Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.

Segundo

O segundo fuso horário do Brasil (45º O) tem três horas a menos que a hora de Greenwich e é o horário oficial do país. Este fuso abrange a maior parte do território nacional: o Distrito Federal; a totalidade das regiões Sul, Sudeste e Nordeste; e os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.

Terceiro

O terceiro fuso horário (longitude 60º O) tem quatro horas a menos que a hora de Greenwich e uma hora a menos que o horário de Brasília. No horário de verão, a diferença aumenta para duas horas, porque os estados abrangidos não fazem parte desse horário especial. Os estados abrangidos por este fuso são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e dois terços do estado do Amazonas.

Quarto

O quarto fuso horário tem cinco horas a menos que a hora de Greenwich e duas horas a menos que o horário de Brasília. No horário de verão, a diferença aumenta para três horas. Este fuso foi extinto em abril de 2008, mas voltou a vigorar em 30 de outubro de 2013, e abrange o estado do Acre e treze municípios no oeste do estado do Amazonas.


Reportar erro