Galileu Galilei

Nascido em 15 de fevereiro do ano de 1564, Galilei Galilei foi um grande físico, matemático e astrônomo italiano. Escreveu, quando jovem, algumas obras…


Nascido em 15 de fevereiro do ano de 1564, Galilei Galilei foi um grande físico, matemático e astrônomo italiano. Escreveu, quando jovem, algumas obras como Dante e Tasso, mesmo período em que descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia.

Galilei Galilei

Foto: Reprodução

Vida

Com apenas 10 anos de idade, Galileu Galilei e enviado por seu pai ao Monastério de Santa Maaria de Vallombrosa, onde permaneceu até o ano de 1581, quando seu pai o matriculou na Universidade de Pisa no curso de Medicina. O jovem, durante o curso, interessou-se pela matemática e pela física, descontentando não apenas seu pai, mas seu professor Orazio Morandi, este o estimulava a seguir carreira artística.

No ano de 1589, Galileu escreveu um texto, após inserir-se mais a fundo na física, um texto sobre o movimento criticando os pontos de vista de Aristóteles a respeito da queda livre e do movimento dos projéteis. Três anos depois, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua e a partir de então passou por um momento de muitas descobertas em sua vida científica.

No ano de 1609, em sua visita à Veneza, soube da invenção da luneta e desenvolveu seu próprio aparelho, aperfeiçoando-o. Observou a partir de então a lua, as fases de vênus e publicou descobertas a respeito. No ano de 1612 publicou alguns estudos referentes às manchas solares defendendo o heliocentrismo de Copérnico, além de ter lutado sem sucesso contra o dogmatismo e a superstição que acabavam travando a evolução científica. Com isso, Galilei teve problemas com a igreja que declarou em 1616 que as ideias de Copérnico não eram verdadeiras, além de obriga-lo a renegar suas próprias afirmações. Quando o fez, Galileu viajou para Florença onde viveu por alguns anos.

Um de seus livros, publicado em 1632, entrou para o Index – lista de livros proibidos pela igreja. A obra, chamada “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o Ptolomaico e o Coperniano” fez com que a igreja olhasse para ele novamente, fazendo com que mais uma vez negasse suas afirmações. Faleceu no ano de 1642, cego e com suas obras condenadas e proibidas pela igreja católica que somente o absolveu muitos anos após sua morte, no ano de 1983.

Contribuições para a Física

Como citado na introdução deste texto, Galileu Galilei foi quem descobriu a lei dos corpos entendendo o movimento destes, e é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna.

O físico foi o primeiro a contestar o único que até então havia feito descobertas sobre a física, Aristóteles. Ele desenvolveu a balança hidrostática dando origem, posteriormente, ao relógio de pêndulo. Seus achados astronômicos foram relatados em seu livro Sidereus Nuntius, feito com suas observações realizadas em seu próprio telescópio. Observando as fases de vênus, ele declarou que a visão de Copérnico de que o sol era o centro do universo era a correta, e não a visão de Aristóteles, que declarava que a Terra era o centro.


Reportar erro