Gêneros em inglês

Quando falamos em gêneros, automaticamente estamos falando de substantivos que nada mais são do que palavras usadas para nomear seres e coisas. Com a…


Quando falamos em gêneros, automaticamente estamos falando de substantivos que nada mais são do que palavras usadas para nomear seres e coisas. Com a flexão em gênero, sabemos do que se trata: gênero feminino ou masculino. No inglês, no entanto, o gênero pode ser dividido em quatro, ao invés de apenas dois.

Masculino

O gênero masculino, comum na língua portuguesa, é representado no inglês pelo pronome he, e seu plural é o they.

Feminino

O gênero feminino, por sua vez, é representando pelo pronome she, ou seu plural que, assim como no gênero masculino, é o they.

Comum

Como o próprio nome já diz, trata-se de pronomes que podem ser usados tanto para o masculino quanto para o feminino.

Neutro

Nesse caso, não existente na língua portuguesa, tratamos do pronome it. Pode ser usado quando você vai visitar uma gestante ou um recém-nascido e quer saber o sexo do bebê. Nesse caso, você usará o pronome it para referir-se à ele. “Is it a boy or a girl?” (É um menino ou uma menina?).

Pode ser usado ainda para referir-se a coisas inanimadas como book, pencil, entre outros, ou também para referir-se às palavras que sevem para ambos os gêneros – feminino e masculino. Um exemplo disso, é a maioria das profissões. Doctor (doutor, doutora), lawyer(advogado, advogada), monarch (o monarca, a monarca), teacher (professor, professora), cook (cozinheiro, cozinheira), student (o estudante, a estudante), driver (o motorista, a motorista), translator (tradutor e tradutora).

Gêneros em inglês

Foto: Reprodução

Gêneros com terminações diferentes

Em alguns casos, os substantivos são acrescidos de “ess” quando comparados aos pertencentes ao gênero masculino. Por exemplo, actor significa ator, enquanto actress significa atriz. Outros exemplos são god, godess (deus e deusa), lion, lioness (leão e leoa), prince, princess (príncipe, princesa), entre outros.

Gêneros com palavras diferentes

Algumas atribuições do modo masculino e feminino são feitas por palavras completamente distintas, como é o caso de boy, que significa menino, e girl, que significa menina, ou mother que significa mãe e father que significa pai.

Com anteposição ou posposição de palavras

Nesse caso, há a adição de prefixos ou sufixos, ou seja, algo fixado no início ou ao final da palavra respectivamente. Como exemplo, grandfather, que significa avô e grandmother que significa avó. Ou ainda manservant, que significa criado e maidservant que significa criada.

Exceções

Alguns substantivos como ship (navio), ou ainda seus nomes e até mesmo de carros podem ser tratados como do gênero feminino em alguns casos. Por exemplo, “The ship struck a big rock which almost destroyed her”. (O navio bateu em uma grande rocha que quase a destruiu).

“Look at his BMW. She is a beauty” (Olha a BMW dele. Ela é uma belezura)

Além disso, o substantivo moon, que significa lua, é considerado feminino na língua inglesa. Confira: “The moon and her glorious beams enchanted everyone” (A lua e seus raios gloriosos encantaram a todos).


Reportar erro