Governo Dutra – Características e Plano Salte

Sendo o primeiro presidente a ser eleito por meio do voto direto após o Estado Novo, Eurico Gaspar Dutra venceu a disputa presidencial devido as bases…


Governo Dutra

Foto: Reprodução

Sendo o primeiro presidente a ser eleito por meio do voto direto após o Estado Novo, Eurico Gaspar Dutra venceu a disputa presidencial devido as bases políticas formadas pelo então ex-presidente Getúlio Vargas.

A disputa havia ocorrido entre três candidatos, Dutra, que contava com o apoio das alas trabalhistas do Partido Social Democrático e também do Partido Trabalhista Brasileiro; o brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da União Democrática Nacional; e o civil Yedo Fiúza, filiado ao Partido Comunista Brasileiro. O apoio de Vargas foi crucial para sua vitória, tendo em vista o expressivo número de votos que conseguiu, mais de 50% deles.

Posse e governo

Assim que foi empossado, em 1946, ele teve que presenciar as tensões que marcavam o desenvolvimento da Guerra Fria e que envolvia todo o cenário político internacional. Olhando para dentro do próprio país, uma de suas primeiras atividades foi a convocação da Assembleia Constituinte que seria responsável por discutir as leis e também por integrar uma nova Carta Magna. Essa nova constituição foi oficializada no mesmo ano, e declarava autonomia para os três poderes, além da realização de eleições diretas para os cargos executivos e legislativos, estaduais, municipais e federais. Alguns aspectos devem ser destacados, como:

  • O voto era proibido para militares e analfabetos;
  • Voto feminino mantido, com idade mínima reduzida para 18 anos;
  • Apenas as mulheres que trabalhavam no funcionalismo público com algum cargo remunerado eram obrigadas a votar.

No campo econômico, no governo Dutra o Brasil passou a conseguir novamente um certo prestígio no cenário mundial, já que os níveis de importação foram crescendo, o mercado consumidor demonstrava um crescente interesse, o que ajudou o Brasil a absorver uma quantidade de bens de consumo significativa, principalmente no que dizia respeito aos Estados Unidos. Porém algum tempo depois a dívida externa brasileira voltou a crescer, já que a indústria nacional deu uma desacelerada e as reservas cambiais do país caíram.

Como já era de se imaginar, esses fatos levaram a uma grande piora na condição dos trabalhadores. O custo de vida da população se tornou mais elevado, enquanto que os salários haviam sido congelados desde o ano de 1942, sem sofrer nenhum tipo de alteração. Consequentemente vários movimentos grevistas surgiram, para piorar a situação ocorreu o aumento das tarifas dos ônibus e bondes de São Paulo em 1947, causando protestos que causaram confrontos entre os rebeldes e a polícia, além da depredação de prédios públicos. O governo culpava os comunistas pela autoria desses episódios, e buscou uma forma de tentar castigá-los.

Todos os parlamentares do PCB tiveram seus mandatos cassados, pois o governo colocou os comunistas na ilegalidade. Seguindo esse ato, ele adotou medidas pró-Estados Unidos rompendo relações de diplomacia com a União Soviética.

Medidas adotadas em seu governo

Percebendo que o país se via com fortes problemas econômicos, Dutra adotou medidas que visavam facilitar a importação no que dizia respeito a maquinário industrial e combustível, e em maio de 1947 ele tentou reorganizar os gastos públicos com alimentação, saúde, transporte e energia por meio do Plano Salte. Graças a essas atitudes ele conseguiu que o Brasil obtivesse uma média anual de crescimento econômico de 6%.

Quando o ano de 1950 se aproximava, os brasileiros já ansiavam para ver quais seriam os nomes a estar na lista de candidatos a eleição presidencial que viria a ocorrer. Como havia acontecido na eleição anterior, o cenário político nacional ainda sofria uma forte carência no que dizia sentido a ter um forte líder político nacional, e tentando suprir essa necessidade os partidos lançaram seus candidatos tentando mostrar que eles eram a melhor opção para o país. O mineiro Cristiano Machado foi o nome escolhido pelo PSD, e a UDN apostou mais uma vez no brigadeiro Eduardo Gomes.  O PTB optou por lançar um nome já conhecido de todos, Getúlio Vargas, que sem muita dificuldade venceu as eleições com 48% dos votos.

revisao-allex-historia


Reportar erro