Governo eletrônico: a divulgação online dos serviços e programas públicos

Entenda o que é o Governo Eletrônico e saiba quais são seus objetivos. Confira alguns dos serviços que são oferecidos nessa plataforma


Do inglês e-gov ou ainda eletronic government, governo eletrônico ou administração pública eletrônica é um termo que se refere ao uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) para disseminação e divulgação de serviços ou produtos oferecidos pelo governo à população. São utilizadas para este fim, as ferramentas eletrônicas, aproximando os cidadãos dos órgãos governamentais.

São usados sites, aplicativos para celulares, redes sociais ou telefones de serviço e, com isso, objetivam prover informações e serviços do governo às pessoas.

Objetivos

O termo “governo eletrônico” e seu conceito surgiram depois de 1993, com o lançamento do primeiro sistema de browser nos Estados Unidos. Al Gore, vice-presidente à época, deu início ao primeiro “Fórum Mundial de Reinvenção de Governo”, ambiente em que eram propostos investimentos em novas tecnologias para os sistemas de informação dos governos. Seu objetivo principal era acompanhar o desenvolvimento e a evolução do ciberespaço.

Governo eletrônico: a divulgação online dos serviços e programas públicos

Foto: Reprodução/ Governo Eletrônico

Simboliza ainda a utilização da tecnologia como uma forma de transmitir informações 24 horas por dia e 7 dias por semana, de forma que o governo tenha um espaço aberto não só para informar, mas também para ouvir e debater, além de organizar informações da opinião pública, gerando interação. Mas além disso, o objetivo também envolve a transparência e a clareza das informações, principalmente no que se trata da administração dos recursos públicos.

Há ainda, nesse ambiente, a integração entre poderes legislativo, executivo, entre outros, possibilitando a habilitação de um espaço entre as partes, sem que haja a necessidade da presença física dos interessados.

O objetivo geral, envolvendo todos esses, é a diminuição do tempo de resposta e a agilização do serviço público por meio dessa tecnologia.

Serviços oferecidos

Dentre os serviços que podem ser servidos no Governo Eletrônico, encontramos a prestação de contas com informações e dados que se referem às despesas públicas, finanças, orçamentos aprovados, licitações em andamento e contratos em geral.

As informações e atividades da gestão do governo se tornam públicas por meio dessa ferramenta, que também fornece a possibilidade do serviço de requisições, em que o cidadão pode fazer requisições de serviços específicos, mas também prestar queixas de serviços atrasados ou não prestados.

Existe ainda o “espaço para discussão”, onde as pessoas podem entrar para debater e deixar suas opiniões, além de propor ideias novas. O cadastro e serviço online são disponibilizados por meio do Governo Eletrônico como uma forma de facilitar processos como a declaração do imposto de renda, que pode ser feito facilmente sem que haja necessidade de entregar documentos enfrentando filas e perdendo tempo.


Reportar erro