Governo Lula

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, nasceu no ano de 1945 na cidade de Caetés, em Pernambuco. Com importante papel na…


Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, nasceu no ano de 1945 na cidade de Caetés, em Pernambuco. Com importante papel na fundação do Partido dos Trabalhadores – PT -, chegou à presidência do Brasil no ano de 2002.

Governo Lula

Foto: Reprodução

Histórico político

Lula participou de várias eleições antes de chegar à presidência do Brasil. Em 1989, candidatou-se, mas foi derrotado por Fernando Collor de Mello, em seguida, no ano de 1994, foi vencido por Fernando Henrique Cardoso, por quem foi derrotado novamente em 1998 devido à reeleição. Em 2002, finalmente saiu vitorioso na disputa contra José Serra e foi reeleito em 2006 contra Geraldo Alckmin. Foi o primeiro Presidente do Brasil a assumir o governo sendo de esquerda.

Características do governo Lula

O governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2002 com mais de 58 milhões de votos, caracterizou-se pela estabilidade econômica, favorecendo o investimento e o crescimento do país. O presidente conseguiu diminuir a dívida externa em cerca de 168 bilhões de reais, mas acabou aumentando a dívida interna. Seu governo foi marcado por políticas e ações de caráter social, auxiliando a fatia mais humilde da população.

  • Bolsa família

Instituído no ano de 2004, o bolsa família tem como objetivo auxiliar famílias em estado de pobreza e nível baixíssimo de pobreza à alcançar condições aceitáveis de sobrevivência. Para que a família receba o auxílio, no entanto, é preciso seguir algumas regras, por exemplo, caso a família tenha crianças que estejam abaixo dos 15 anos, estas, obrigatoriamente, devem frequentar a escola e ter a carteira de vacinação em dia.

  • Programa de erradicação do trabalho infantil

Implantado em 1996, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o programa visa retirar as crianças entre 7 e 15 anos do trabalho infantil, oferecendo bolsas com a intenção de mantê-las na escola. O projeto foi continuado durante o governo de Lula.

  • Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos

Também conhecido como EJA, o projeto Educação de Jovens e Adultos tem como finalidade levar até os adultos distantes da educação e com estudo incompleto, a possibilidade de conclusão dessa etapa.

  • ProUni

O objetivo do projeto denominado ProUni é trazer a possibilidade de jovens com baixa renda estudarem em instituições particulares de ensino superior por meio de bolsas de estudo integrais ou parciais. Os estudantes, para serem contemplados, precisam ter bons resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – e suas condições socioeconômicas também são levadas em consideração.

O governo, no entanto, no ano de 2005, recebeu denúncias de um esquema que ficou conhecido como Mensalão, além do escândalo dos correios. Com isso, alguns importantes ministros de peso do PT foram derrubados, como José Dirceu, Antônio Palocci, Benedita da Silva, entre outros. Ainda assim, Lula se reelegeu em 2006, dando continuidade ao seu governo com ações voltadas à população de classe baixa.

A eleição de Lula foi uma etapa muito importante para a democracia do Brasil, pois foi a primeira vez que um governante de esquerda assumiu o poder, dando fim ao pensamento político de que novos grupos não chegariam ao poder.


Reportar erro