Grandezas físicas escalares e vetoriais

Grandezas físicas servem para descrever as relações e propriedades que existem nos fenômenos químicos. Conheça as características das escalares e vetoriais


Ao medirmos nossa temperatura estamos nos atendo ao uso de uma grandeza física, no nosso dia a dia sempre lidamos com diversas delas, assim, são de muita importância. Elas servem para descrever as relações e propriedades que existem nos fenômenos químicos e fazem isso de maneira qualitativa e quantitativa. Podem ser de dois tipos, grandezas vetoriais e grandezas escalares.

Grandezas físicas escalares e vetoriais

Imagem: Reprodução

Grandezas escalares

As que podem ser definidas sendo medidas unicamente com um valor numérico e sua devida unidade de medida, é a que se classifica como grandeza escalar. Essas são mais comuns no cotidiano e mais fáceis de serem calculadas.

Massa: definida como propriedade fundamental da matéria e como medida de inércia. Mantém-se constante independente da posição em que está. Sua unidade é dada em quilogramas, gramas, toneladas, etc.

Temperatura: é a grandeza que se associa ao movimento de agitação das partículas componentes de um corpo. No caso da medição da temperatura do nosso corpo, utilizamos um termômetro graduado para isso. A unidade pode ser dada em graus Celsius, Kelvin e Fahrenheit.

Comprimento: grandeza física que serve para expressar distância entre pontos. Dentre suas unidades de medida têm-se metro, légua, jarda, entre outros.

Potência: determina a quantidade de energia fornecida por uma fonte por unidade de tempo, é basicamente a rapidez com que o trabalho é realizado. A unidade de medida é dada em Watt (J/s). 

Potência

Grandezas vetoriais

Já as grandezas que precisam de direção e sentido, além do valor numérico, são chamadas Vetoriais, essas são bem mais complexas em seu cálculo. São representadas sempre por vetores. Um vetor por sua vez é um elemento matemático simbolizado por uma reta que possui intensidade, direção e sentido.

Campo Elétrico: é o campo de força gerado pela ação que todas as cargas ali presentes fazem, sendo assim, sofre influência das forças de atração e repulsão. No sistema internacional de unidades é dado por Newton/Coulomb.

Campo Elétrico

Torque: mede a intensidade de uma força capaz de fazer um movimento de giro. Não é um vetor muito comum em nossa linguagem, mas na prática está sempre presente; existe torque, por exemplo, no movimento de rotação que fazemos no volante. A grandeza é dada em Newton x metro.

Torque

Velocidade: é a grandeza vetorial que consiste em calcular a distância percorrida num determinado intervalo de tempo, ou seja, vulgarmente falando, é a rapidez com que um móvel se desloca. Sua unidade de medida dada no sistema internacional é m/s.

Velocidade


Reportar erro