Há alguma área no mundo onde a água do mar é quente?

Só na costa oeste dos Estados Unidos, por exemplo, a uma área onde a temperatura marítima pode chegar a 404 °C


Parecendo ou não algo inusitado, sim, acredite: há lugares em que as águas do mar possuem temperatura elevada. Só para se ter uma ideia, na costa oeste dos Estados Unidos, a cerca de 480 quilômetros e a uma profundidade de dois mil metros, a temperatura marítima pode chegar aos 404 °C. Nessa área, todavia, as chances da chegada do ser humano por lá são praticamente insistentes.

Nessa região, explica a ciência, a elevação da temperatura deve-se ao magma vulcânico que existe muito próximo das águas marítimas, o que as torna quentes como água fervente.

Água quente também na superfície

Há alguma área no mundo onde a água do mar é quente?

Foto: Depositphotos

E não é só no fundo do mar que existe água quente. Na superfície, em regiões como as de países como Filipinas, Timor Leste, Brunei e Indonésia, por exemplo, é possível encontrar águas marítimas a temperaturas que ultrapassam 30 °C em qualquer época do ano. Entre o canal de Moçambique e a ilha de Madagascar, esta última no leste da África, ocorre o mesmo: as temperaturas passam dos 27 °C.

Em todas essas áreas, diferente do Brasil, onde a temperatura média da água do mar fica na média dos 24 °C, ocorre este fenômeno devido as correntes marítimas que banham tais regiões. Essas correntes acabam sendo aquecidas pelo calor solar em decorrência do longo percurso que percorrem desde a costa oeste das Américas sob luz solar.


Reportar erro