Hábitos corriqueiros que deveríamos fazer para evitar sujeira em casa

Existem técnicas que ajudam o morador a evitar a sujeira dentro de casa. Sendo ótimas opções para quem não possui tempo suficiente para mantê-la limpa


Tem gente que é fissurado em limpeza e, por isso, acaba varrendo a casa e limpando os móveis de forma constante. Isso pode receber o nome de mania ou se tornar algo mais complexo, como um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Dependendo da intensidade em que se mantém a casa organizada e de como a higiene é vista pelo um indivíduo, o caso pode passar de um simples costume para um problema de saúde psicológica.

Em todo caso é importante manter a casa limpa. Seja para recepcionar convidados, respirar com mais facilidade e sem preocupações com poeiras e até mesmo por questão de estética, para deixar o ambiente domiciliar mais aconchegante e organizado. Independente do motivo, limpar a residência, em algum momento do dia ou semana, vai fazer muito bem.

Todavia, se o tempo é pouco e não tem como manter a casa sempre arrumada, existem técnicas que podem ajudar o morador a evitar a sujeira. Em outras palavras, há métodos simples, que podem ser aplicados no cotidiano com o objetivo de evitar a sujeira e, consequentemente, a “trabalheira” que é limpar uma casa.

Imagem de mão limpando janela com pano

Foto: Depositphotos

Comer na mesa

O primeiro ponto da lista não poderia ser menos óbvio: lugar de comer é na mesa e não no sofá. Uma mania que foi criada e incentivada é a de fazer as refeições assistindo televisão. E se esta não está próxima da cozinha, a cozinha vai até ela. Todavia, comer no sofá é uma péssima ideia, pois grãos podem cair nos recantos do estofado, o que acaba dificultando a limpeza do mesmo.

Entrar com os pés descalços em casa

Para ter uma casa limpa a dica é assinar a abolição de sapatos, sapatilhas, rasteiras e até mesmo chinelos dentro do lar. Os mesmos calçados que estão em contato com o piso da rua, aderindo-se à sujeiras, micróbios etc., não devem ser colocados dentro da casa. O ideal é preferir ter contato com o chão da residência, sem a preocupação de está sujando os pés.

Dar descarga com o vaso fechado

A velocidade que a água desce da descarga é extremamente rápida. Isso faz com que gotículas se espalhem pelo ambiente, quando o botão da descarga é acionado. O pior é quando respinga não apenas água, mas também os resíduos que estavam no vaso. Para evitar esta forma de falta de higiene, é importante sempre fechar as tampas da privada, antes de lançar mão na descarga.

Cuidado com as janelas

Janelas abertas são convites irresistíveis para a poeira adentrar na casa. Não só estas partículas, mas também fumaças e outros sujeiras que são trazidas pelos ventos. Mas calma, não é para trancar a residência e viver desta maneira. É preciso, portanto, balancear esta técnica, deixar as janelas abertas também é importante para renovar os ares da casa e espantar mofos e até mesmo mau cheiros.


Reportar erro