Hardware: a parte física de um equipamento eletrônico

Hardware: eis o que define a parte física de um determinado aparelho ou equipamento. Entenda


Hardware. Certamente, nos últimos anos, você deve ter ouvido essa palavra cada vez mais com maior frequência na sociedade moderna. A mesma foi originada na língua inglesa e, seu significado, compreende as áreas físicas que integram um determinado equipamento, que pode ser um celular, uma TV, um aparelho de som, um computador, entre outros. A parte externa, por exemplo, do seu telefone móvel é chamada de hardware, enquanto que os componentes do interior, a exemplo da memória e processador, são classificados como software.

Partes que envolvem os circuitos, materiais e ferramentas de um aparelho são constituintes da parte física do equipamento, e as quais desenvolvem, cada uma, uma atividade distinta no funcionamento do produto.

O software, por sua vez, é classificado como sendo a área lógica, o que seria uma espécie de grupo de instruções e dados que passam por processamento em sistemas de circuitos eletrônicos do hardware. A interação completa de quem usa, por exemplo, um computador, é efetuada pelo software, este que está disposto no hardware e que, de forma eficiente, torna o computador utilizável.

Hardware: a parte física de um equipamento eletrônico

Foto: WikiHow

Ainda em se tratando do computador como exemplo, o mesmo necessita de algo além de todos os componentes de hardware. Um aparelho desses requer ainda um tipo de software cujo nome é sistema operacional. Este é o componente lógico que torna o computador um equipamento utilizável. O sistema operacional é aquele cuja responsabilidade é administrar os dispositivos de hardware, a exemplo da unidade de CD, o disco rígido, a memória, placas de áudio e vídeo, entre outros, além de ser o responsável por disponibilizar suporte para que outros programas e aplicativos possam funcionar.

hardware em outros equipamentos

A nomenclatura hardware não é exclusiva dos computadores de mesa, mas compreende ainda aparelhos cujo processamento digital se dá por meio do computador, a exemplo de dispositivos em automóveis, celulares, equipamentos de hospitais, aparelhos portáteis, entre outros.

Arquitetura de computadores é como é chamada a ciência computacional responsável por tratar das resoluções dos projetos de hardware.

Hardware e software: entenda a diferença

Você já ouviu a expressão popular: “Hardware é o que você chuta, software é o que você xinga”? Ela define em poucas palavras a diferença entre  software e hardware. O primeiro compreende o programa, aplicativo (parte lógica) ou componente eletrônico executados no interior do hardware. Neste processo, o sistema operacional é considerado como o gerenciador de todos os componentes da parte hardware do equipamento.


Reportar erro