‘Hashtag’: a moda que cada dia mais está bombando na web

As hashtags servem para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, permitindo uma maior interação dinâmica com os outros usuários. Saiba mais.


As tags significam etiquetas e são palavras-chave (relevantes) que, ao serem associadas ao símbolo # (cerquilha, popularmente conhecido no Brasil como “jogo da velha” ou “quadrado”), se tornam hashtags, compostos que são comumente encontrados nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram.

A função das hashtags

As hashtags servem para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, permitindo uma maior interação dinâmica com os outros usuários de determinada rede social que também estão interessados no assunto publicado.

Quando utilizamos uma hashtag em qualquer publicação, o conteúdo ficará disponível para todos os usuários que estejam interessados naquele assunto, servindo como uma associação de uma informação a um tópico. Desta maneira, ao clicar em uma hashtag, o usuário poderá ver, curtir, fazer comentários ou compartilhar tudo o que já foi publicado por outros internautas, relativo àquele tema.

A hashtag é transformada em um hiperlink e, ao clicarmos sobre ela, poderemos visualizar informações, imagens e vídeos que estejam relacionados, e que também podem ser indexadas por motores de busca na internet, como o Google. Desta maneira, o usuário interessado poderá buscar por determinado assunto não apenas na própria rede social que estiver utilizando, mas também em um site de buscas.

Muitas pessoas costumam nomear o símbolo # (cerquilha) como hashtag, mas isto é incorreto, pois a expressão faz referência à junção da palavra-chave ao símbolo.

Ilustração da palavra 'hashtag'

Ilustração: Depositphotos

As hashtags apareceram e se popularizam no Twitter, onde elas ficam agrupadas nos “Trending Topics” ou “Assuntos do Momento”. Atualmente, elas estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr, Google + e YouTube.

Com a utilização deste termo nas publicações, as pessoas e empresas podem atingir um público maior com as informações divulgadas em suas redes sociais, favorecendo o controle do que está sendo comentado sobre determinado assunto.

Imagine a quantidade de conteúdos que passa por uma rede social em um dia? Os usuários utilizam as hashtags justamente para classificar as postagens em assuntos específicos, como um tipo de pasta para organizar os conteúdos em meio a tantas informações que aparecem na timeline das redes.

Devido à grande utilização nos últimos anos, a expressão hashtag foi adicionada no dicionário da língua inglesa Oxford, em junho de 2014.

Hashtags mais populares

Confira a seguir algumas das hashtags mais populares mais populares no Twitter e em outras redes sociais:

  • #bestoftheday – Melhor publicação do dia.
  • #instagood – É usada no Instagram para indicar quando o usuário da rede sente orgulho da foto publicada.
  • #tbt – Sigla para a expressão “Throwback Thursday” (em português, “voltar no tempo”). Utilizada quando os usuários publicam fotos de quando eram crianças ou bebês.
  • #follow – Seguir.

Reportar erro