HDMI: imagem e som de qualidade por meio de apenas um cabo

Já pensou substituir todos os cabos que ligam um aparelho a outro, com a finalidade de garantir imagem e som de alta qualidade, por apenas um só? Essa é a realidade do HDMI


High-Definition Multimidia Interface ou, simplesmente, HDMI. Esta é uma tecnologia relativamente recente, idealizada em 2002 e criada efetivamente no ano seguinte. Em português, é chamada de Interface Multimídia de Alta Definição, e representa o desenvolvimento da tecnologia com base na transmissão de áudio e vídeo de alta qualidade.

Já pensou substituir todos os cabos que ligam um aparelho a outro, com a finalidade de garantir imagem e som, por apenas um só? É essa realidade que ocorre ao utilizar o HDMI. Um único fio que interliga uma tecnologia a outra e permite que o consumidor desfrute de uma experiência audiovisual de excelente qualidade. Desta forma é possível ter em casa áudio e vídeo com capacidades semelhantes a de um cinema.

Versões do HDMI ao longo dos anos

Os desenvolvedores do Interface Multimídia de Alta Definição foram e são as empresas de eletrônicos AV, das quais pode-se citar Panasonic, Philips, Sony e Toshiba. Essas indústrias planejaram o HDMI como nova tecnologia em 2002 e logo no ano seguinte colocaram a ideia em prática. Depois de 2003, quando as patenteadoras criaram o High-Definition Multimidia Interface 1.0, o cabo já passou por várias revisões e atualizações, que além de deixá-lo ainda mais aperfeiçoado permitia uma nova experiência a cada versão.

HDMI: imagem e som de qualidade por meio de apenas um cabo

Foto: Pixabay

Portanto, em 2004 veio a primeira mudança tecnológica: o suporte padrão DVD-Áudio. O chamado de HDMI 1.1 se diferenciava do 1.0, pois este último só permitia que seu usuário só tivesse acesso a oito canais de áudio, em uma velocidade de 4,95 Gbps (Gigabytes por segundo). Logo em agosto de 2005 uma nova revisão foi feita no produto e o HDMI 1.2 foi lançado, este por sua vez, suportava áudios do tipo One Bit Audio e passou a conectar em computadores com a mesma eficácia.

Surgiu a versão HDMI 1.2 A, um tipo diferente de cabo que é compatível também com a tecnologia DVI-D. Porém, em 2006 é que houve outra grande transformação. Neste mesmo ano foi lançado o 1.3, que possuía uma velocidade de transmissão de 10,2 Gbps e também detinha uma maior frequência, chegando até 340 Mhz. Além disso, essa versão atualizada tinha a capacidade de se conectar as câmeras de vídeo portáteis.

Ainda em 2006 foi lançada a versão 1.3 tipo A, e em 2007 o HDMI 1.3 tipo B. Esta última categoria é destinada a resoluções de altíssima qualidade e tem a eficácia de atuar com o sistema dual link, que nada mais é do que o dobro da capacidade de transmissão de cabo.

Transmissão nos aparelhos

O HDMI é um interface de comunicação eficiente em qualquer dispositivo de vídeo e áudio digital, portanto muitos monitores e TV’s conseguem ser compatíveis com esse sistema. Além disso, esse cabo é capaz de transmitir dados  em outros aparelhos, à exemplo: vídeo componente e composto, S-Video, SCART, Rádio Frequência e Cabo Coaxia. Bem como, videogame, blu-ray, leitor de DVD, computador ou amplificador de vídeo e áudio.


Reportar erro