Heinrich Himmler, o homem de confiança de Hitler

Conhecido como um dos mais cruéis homens da Segunda Guerra Mundial, Heinrich Himmler (Munique, 7 de outubro de 1900 – Lüneburg, 23 de maio de 1945) serviu a Adolf Hitler como Reichsführer das Schutzstaffel (comandante militar da SS), o cargo mais alto dentro da organização.

Foi também um dos principais líderes do Partido Nazi (NSDAP) da Alemanha Nazista e, posteriormente, Hitler nomeou-o Comandante do Exército de Reserva e General Plenipotenciário para toda a administração do Reich. Himmler foi um dos principais responsáveis diretos pelo Holocausto.

A trajetória de Heinrich Himmler

Heinrich Luitpold Himmler nasceu em 7 de outubro de 1900, em Munique, Alemanha. Em 1915, Himmler começou a treinar com o Corpo de Cadetes de Landshut. Serviu o exército alemão na Primeira Guerra Mundial, no entanto, a Alemanha assinou o armistício antes que seu treinamento tivesse sido concluído.

heinrich-himmler-o-homem-de-confianca-de-hitler

Foto: Reprodução/Associated Press

Após a guerra, Himmler completou a escola primária e, entre 1919 e 1922, estudou Agronomia na Technische Hochschule de Munique. Himmler era antissemita quando entrou na universidade. Em agosto de 1923, Himmler entrou para o Partido Nazista (NSDAP). Em 1926, assumiu a liderança do setor de propaganda do partido nas regiões da Baviera, Suábia e Palatinado.

Entrada e ascensão na SS

Em 1929, Himmler foi designado chefe da organização paramilitar SS (Schutzstaffel). Ele possuía uma considerável liberdade de ação nas suas funções, que aumentaram com o tempo. Em setembro de 1927, Himmler conversou com a Hitler sobre a sua ideia de transformar as SS em uma unidade de elite leal, poderosa e racial.

Além da segurança do Führer, Himmler era encarregado de proteger o império nazista e foi a força ideológica e organizacional por trás da ascensão da SS. Em 1933, a SS já contava com 52 mil homens.

Himmler participou ativamente da construção do primeiro campo de concentração nazista, Dachau. Em meio às suas diversas atividades, a mais lembrada é o seu papel no planejamento e na implementação da chamada “solução final”, isto é, a política nazista do genocídio dos judeus.

Himmler foi o responsável pela formação do Einsatzgruppen (grupo de intervenção) e ordenou a construção dos campos de extermínio. Ao lado de Adolf Eichmann e Reinhard Heydrich, supervisionou o assassinato de milhões de judeus, além de integrantes de várias outras etnias que eram consideradas inferiores e inimigas pelos nazistas.

Captura e suicídio

Himmler, que era bastante estimado e respeitado por Hitler e pelo alto escalão do Partido Nazista, foi acusado de traição quando tentou negociar com os Aliados. Hitler destituiu Himmler dos cargos que ocupava, expulsou-o do Partido Nazista e ordenou a sua prisão. Himmler tentou se esconder, mas foi capturado pelos Aliados no dia 21 de maio de 1945. Interrogado, admitiu quem era, mas, antes de seu julgamento, suicidou-se engolindo uma pílula de cianeto.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.