Hibernação

Alguns animais durante um determinado período acabam sofrendo com as adversidades proporcionadas pela natureza, seja por causa da escassez de alimentos ou pela temperatura…


Alguns animais durante um determinado período acabam sofrendo com as adversidades proporcionadas pela natureza, seja por causa da escassez de alimentos ou pela temperatura que se modifica de uma maneira drástica. Então para amenizar os impactos que essas mudanças podem causar para o organismo do animal, alguns deles entram em um processo de sonolência e inatividade, onde a temperatura do corpo fica abaixo da normal por várias semanas. Esse processo recebe o nome de hibernação.

Hibernação

Foto: Reprodução

Como ocorre?

Esse estado de sonolência e inatividade faz com que as funções vitais do organismo do animal sejam reduzidas e dessa maneira, a energia gasta para sua sobrevivência acabe sendo menor. A respiração fica bem fraca, os batimentos cardíacos também caem bastante, o metabolismo como um todo funciona de forma lenta. Dá a aparência de que está morto e em alguns casos até se chacoalhar o animal ele não acorda.

Esse comportamento pode ser observado principalmente em pequenos animais (por terem um metabolismo normalmente acelerado), que são encontrados geralmente em regiões que tenham temperatura muito baixa existindo uma escassez de alimentos. Mas também existem animais que entram em processo de hibernação em um ambiente quente. Alguns desses animais são os: morcegos, marmotas, esquilos, hamsters e ouriços (em regiões frias) e peixes e caracóis (em regiões quentes).

Sobrevivendo

Durante o processo de hibernação boa parte dos animais sobrevivem queimando a gordura adquirida antes de começarem a hibernar e outros ficam acordando de tempos em tempos para comer os alimentos que estocaram em suas tocas, ninhos, etc. Alguns desses animais chegam a perder muito peso, mas só acordam da hibernação quando a temperatura do ambiente passa a ser mais agradável. Além da hibernação, outros comportamentos do metabolismo em alguns animais recebem outro nome, como estivação.

Estivação

Este é um dos processos de hibernação, o mesmo ocorre quando em certos lugares as temperaturas ficam muito elevadas, isso se passa durante estações muito quentes e secas. Muitas espécies, para não sofrerem grandes ameaças devido às altas temperaturas e a falta de água, acabam hibernando. Este caso de hibernação é conhecido como estivação. Muitas espécies de caracóis passam por esse processo, quando estão nas estações mais quentes e secas, onde o risco de ficarem sem alimentos é grande e a umidade é escassa. Mas não são apenas os caracóis que passam por esse processo, há algumas outras espécies de artrópodes, peixes, répteis e mamíferos que passam pela estivação. A piramboia, por exemplo, é um peixe pulmonado que se enterra na lama dos rios em que vivem quando eles secam e ficam lá até que as chuvas voltem.


Reportar erro