História e simbologia por trás da bandeira de Santa Lúcia

A bandeira de Santa Lúcia é utilizada desde 1º de março de 1967. Conheça o seu significado


Santa Lúcia é um país localizado na América Central, ao leste do Mar do Caribe, no Arquipélago das Pequenas Antilhas. Assim como outras nações do mundo, Santa Lúcia possui uma bandeira nacional, que representa um Estado soberano, identificando-o perante outros.

Adotada em 1º de março de 1967, a bandeira de Santa Lúcia apresenta as cores azul, amarelo, preto e branco.

História e características de Santa Lúcia

Antes de descobrirmos o significado da bandeira de Santa Lúcia, veremos alguns dados sobre esse país. O território de Santa Lúcia está próximo à Martinica, Barbados e São Vicente e Granadinas. Foi disputado por espanhóis, britânicos e franceses, mas, em 1814, a Grã-Bretanha assumiu o domínio do território, através do Tratado de Paris.

significado-da-bandeira-de-santa-lucia

Foto: Reprodução/Wikipedia

Santa Lúcia conseguiu a sua independência no dia 13 de dezembro de 1978 e, atualmente, integra a Comunidade Britânica. A maioria da população desse país é descendente de escravos africanos e vive em áreas rurais. A cidade mais populosa de Santa Lúcia é a sua capital, Castries.

As principais atividades econômicas do país incluem a agricultura, turismo, pesca e mineração. O país se destaca por ser um grande produtor e exportador de banana.

Descrição e significado da bandeira de Santa Lúcia

A bandeira de Santa Lúcia é utilizada desde 1º de março de 1967. Foi inventada por um artista da ilha, Dunstan St. Omer, e é descrita da seguinte maneira: sobre um fundo azul, o padrão consiste em um triângulo preto e branco sobre a base de um triângulo dourado que ocupa a posição central. Os triângulos são sobrepostos e formam uma flecha no centro da bandeira.

A bandeira de Santa Lúcia está dividida nos seguintes significados:

Cor azul

A cor azul da bandeira nacional de Santa Lúcia representa fidelidade, o céu tropical e águas do Mar do Caribe.

Amarelo

O amarelo da bandeira de Santa Lúcia representa a prosperidade e o sol do Caribe.

Preto e branco

O preto e o branco simbolizam a mistura de raças que deram identidade à ilha.

O triângulo

O triângulo da bandeira de Santa Lúcia representa os “Picos Gêmeos de Pítons”, formação geológica de origem vulcânica vistas de forma alinhada.


Reportar erro