Idade do Ferro

Chamamos de Idade do Ferro o período em que os seres humanos adquiriram conhecimento para extrair e derreter o ferro e utilizá-lo na fabricação…


Chamamos de Idade do Ferro o período em que os seres humanos adquiriram conhecimento para extrair e derreter o ferro e utilizá-lo na fabricação de ferramentas, armas e utensílios. Pertencente à pré-história dos humanos, a Idade do Ferro é um dos momentos que compõe essa época, juntamente com a Idade da Pedra e a Idade do Bronze, sendo a última das três – as denominações indicam o material que era usado para a fabricação das ferramentas.

Idade do Ferro

Foto: Reprodução

Como começou?

É difícil dizer ao certo quando e onde o ferro começou a ser usado, pois isso variou de acordo com o avanço técnico de cada povo. A técnica usada para derreter o ferro requer muitos estágios para deixar o material puro, sem deixar fragmentos de pedras e, por isso, é muito mais complicada do que a usada em outros minérios como o estanho e o cobre.

Existem objetos que foram encontrados e datados de 3000 a.C. fabricados com ferro fundido no Egito, mas outros povos como os Hititas, por exemplo, somente descobriram o material em 1900 a.C. Estes adquiriram conhecimento e começaram a aperfeiçoar suas técnicas de forma que começaram a espalhar o que sabiam. Suas técnicas se espalharam por toda a Europa, região do Mar Mediterrâneo e outras, o que marcou o fim da Idade do Bronze para a maioria dos povoados locais.

O ferro como indústria

Depois de aproximadamente 900 anos, o mercado dos utensílios de ferro movimentava pessoas que migravam de seus povoados objetivando trabalhar na extração do minério. Essa produção em massa trouxe pessoas da Ásia para a Europa, fazendo com que o uso do minério chegasse na Grécia e ao norte da Itália.

Somente em torno de 600 a.C. os chineses aprenderam a lidar com o ferro, desenvolvendo em pouco tempo fornos superiores aos já desenvolvidos pelos europeus para a fundição do material. Com esses fornos era possível produzir o ferro mais puro de todos, com uma qualidade muito alta.

O material, sendo de extrema qualidade e muito resistente, passou a ser utilizado pelos chineses para a fabricação de utensílios – como enxadas e foices – e armas – como machados e espadas. Nessa época, os utensílios fabricados foram de grande valia para o desenvolvimento da agricultura, que ajudou a revolucionar os campos chineses de plantações.

Com isso, o ferro espalhou-se pelo mundo e foi sendo utilizado por diferentes povos em diferentes épocas como material para fabricação de objetos úteis. Na América, no entanto, não existem registros que comprovem que o material tenha sido utilizado antes da chegada dos europeus ao continente.


Reportar erro