Incidentes envolvendo show de celebridades. Veja quando e como aconteceram

Certos acontecimentos provocados por grupos terroristas ou pessoas motivadas por raiva em grandes eventos, a exemplos de shows, colocam em risco a vida de muitos inocentes. Pela brutalidade e crueldade, muitos deles causam revolta em toda a população, que não consegue entender o quão frias soam essas atitudes que envolvem ideologias políticas e religiosas que em nada explicam.

Na segunda-feira, 22 de maio, um incidente ocorrido no fim do show da cantora americana Ariana Grande, em Manchester, no Reino Unido, causou grande repercussão mundial. Na ocasião, 22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas. Segundo testemunhas, os dois estrondos foram ouvidos por volta das 22h35 (18h35 horário de Brasília). O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

A arena onde o show estava sendo realizado comportava cerca de 20 mil pessoas. Grande parte do público da cantora era formado por crianças e adolescentes. O atentado foi considerado um dos piores já registrado no Reino Unido, ficando atrás apenas do que ocorreu no transporte público de Londres, no ano de 2005, que deixou 52 mortos e mais de 700 feridos.

Veja outros casos

Incidentes envolvendo show de celebridades

Foto: depositphotos

The German Love Parade Festival

Mais de 500 pessoas ficaram feridas e 21 morreram no ano de 2010 no The German Love Parade Festival. Para o público chegar à arena onde as apresentações eram realizadas, o trajeto incluía a passagem por túneis. Devido ao volume de pessoas que queriam passar ao mesmo tempo, logo esses espaços ficaram superlotados. Para se ter uma ideia, a arena tinha capacidade para 250 mil pessoas.

RBD no Brasil

Em show realizado no dia 4 de fevereiro de 2006 pelo grupo mexicano RBD, em São Paulo, um incidente deixou três mortos e outros 42 feridos. O tumulto começou quando o grupo entrou no palco. No início da execução da segunda música do show, o alambrado não resistiu à pressão dos fãs e cedeu. Com isso, muitas pessoas começaram a cair no chão, sendo pisoteadas.

Em laudo, o Corpo de Bombeiros confirmou que um dos motivos do incidente foi a superlotação. No espaço onde o show acontecia, no estacionamento de um shopping paulista, a capacidade era para apenas duas mil pessoas. Porém, no momento haviam sido contabilizadas cerca de cinco mil. Ao perceber o tumulto, a banda parou de cantar e saiu do palco.

Tihuana, Raimundos, Charlie Brown Jr. e Natiruts

A superlotação no Festival Unidos Pela Paz, realizado na cidade de Curitiba, em 31 de maio de 2003, resultou na morte de três adolescentes: Larissa Cerzi Seletti (15 anos), Mariah de Andrade Souza (14 anos) e Jonathan Raul dos Santos (15 anos) morreram pisoteados. Ainda no mesmo evento, mais de 40 pessoas ficaram feridas devido os tumultos que aconteceram no início das apresentações.

Great White em Rhode Island

No ano de 2003, o que era para ser um momento de diversão, acabou se transformando em uma das mais emblemáticas tragédias no show da banda Great White em West Warwick, RI. Devido a problemas nos equipamentos de pirotecnia, um incêndio aconteceu no local da apresentação. Ao todo, 100 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas por queimaduras, ferimentos e inalação da fumaça. Entre os mortos estava o guitarrista da banda, Ty Longley.

O empresário da turnê e da banda, Daniel Biechelem, foi sentenciado a 10 anos por homicídio culposo (quando não há intensão de matar)[email protected] e ganhou liberdade condicional em 2008. Já o clube onde aconteceu a apresentação enfrentou diversas acusações.

Raimundos

No dia 8 de novembro de 1997, oito jovens morreram e mais de 60 pessoas ficaram feridas durante um show da banda Raimundos no Clube de Regatas Santista, em Santos. O que motivou o desastre foi o rompimento de uma estrutura. Investigações realizadas na época atestaram que o local não possuía alvará de funcionamento e nem autorização do corpo de Bombeiros para a realização de shows.

Guns N’ Roses

No dia 20 de agosto de 1988, dois fã foram pisoteados até a morte durante uma apresentação da banda de rock Guns N’ Roses. A apresentação acontecia no Monsters Of Rock em Donington, Inglaterra. No relato da tragédia, os fãs começaram a se movimentar em direção ao palco para acompanhar melhor o show da banda, após o desligamento dos telões.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.