Incrível: saiba onde fica a ciclovia que brilha no escuro

Andar de bicicleta já é divertido, agora imagina pedalar em uma ciclovia que brilha no escuro? Saiba mais sobre a ciclovia localizada no norte da Polônia


Nos dias atuais, a bicicleta tem se tornado cada vez mais uma alternativa de meio de transporte.  São muitas as vantagens desse hábito, tais como a economia – deixamos de gastar com passagem, gasolina e estacionamento -, a manutenção da boa saúde e os benefícios para o meio ambiente – trata-se de um meio de transporte ecologicamente correto, pois não emite carbono.

Ao mesmo tempo em que cresce o número dos adeptos do veículo, aumenta também a necessidade de locais adequados para a sua utilização.

Muitas cidades ao redor do mundo vêm investindo na criação de ciclovias e uma delas chama a atenção por uma peculiaridade: ela brilha no escuro.

incrivel-saiba-onde-fica-a-ciclovia-que-brilha-no-escuro

Foto: reprodução/site Pinterest/boredpanda

A ciclovia polonesa que brilha no escuro

Andar de bicicleta já é divertido, agora imagina pedalar em uma ciclovia que brilha no escuro? A pista de ciclismo luminosa, movida a energia solar, pode ser encontrada perto de Lidzbark Warminski, no norte da Polônia.

Criada pelo Instituto Badan Technicznych, a ciclovia polonesa é feita de um material sintético que pode permanecer aceso pelo período de até 10 horas, sendo energizada pelos raios solares durante todo o dia.

O conceito não é novidade: ele foi inspirado pela ciclovia do Studio Roosegaarde, na Holanda, onde já existem ciclovias que brilham no escuro desde 2014, porém a tecnologia é bastante diferente. A versão holandesa da ciclovia luminosa utiliza LEDs, enquanto a ciclovia localizada no norte da Polônia é totalmente dependente de energia solar.

Para construir a ciclovia luminosa, o Instituto Badan Technicznych utilizou milhares de minúsculos luminóforos, que conseguem se recarregar a partir de qualquer tipo de radiação, seja ela visível ou invisível.

O conselho de Lidzbark Warminsk e a empresa responsável pelo projeto escolheram a cor azul para iluminar as vias, mas qualquer cor pode ser utilizada, pois o material pode brilhar em diversos tons.


Reportar erro