Invasões francesas no Brasil

As invasões francesas foram dadas a partir da repercussão que a descoberta do Brasil gerou. Conheça detalhes desta história


Com a descoberta do Brasil e chegada dos portugueses aqui, em 1500, diversos outros europeus passaram a desenvolver interesse no território brasileiro. Um desses povos foram os franceses que resolveram invadir as terras recém-conquistadas por Portugal. Desse modo, a França foi a primeira que teve a atitude de contestar o Tratado de Tordesilhas, acordo que firmava a divisão das terras brasileiras entre Portugal e Espanha, a partir de uma partilha delimitada por uma linha imaginária.

Invasões francesas no Brasil

Estácio de Sá partindo para lutar contra os franceses invasores. | Imagem: Reprodução

Os franceses visitavam o litoral do Brasil com muita frequência, isso acontecia desde a época da extração do pau-brasil e nesse período mantiveram contato constante com os índios brasileiros, de forma a fazerem acordos e pactos com eles. Já no ano de 1555, os franceses fixaram no Rio de Janeiro (na época, Baía de Guanabara) a França Antártica, onde foi estabelecida uma sociedade predominantemente protestante, fato que pode ser entendido devido à fuga de europeus à América, no período da Contrarreforma e perseguição dos protestantes.

A mais importante aliança que os franceses fizeram foi com os povos Tamoios, pois, a partir do acordo feito entre eles surgiu a Confederação dos Tamoios, que contava com a presença de diversos outros povos indígenas (goitacás, tupiniquins, tupinambás, entre outros) e que visava derrotar os colonizadores portugueses. Porém, após alguns anos de conflitos entre portugueses e indígenas, a Confederação foi desfeita, acarretando também na expulsão dos franceses do território pertencente aos colonos de Portugal, a região Sudeste.

Porém, isso não foi suficiente para fazer os franceses desistirem do nosso país, de modo que ao se retirarem da região Sudeste do Brasil logo rumaram para a região nordeste e se instalaram na capital do maranhão, São Luís, onde instalaram a França Equinocial. Mais uma vez os franceses tentavam expandir sua civilização em solo brasileiro e com isso Portugal novamente foi buscar impedir o desenvolvimento, assim enviando militares ao nordeste.

A expedição dos portugueses ao chegar ao Maranhão, atacou os franceses por mar e terra, os derrotando em 1615. Os franceses vencidos desocuparam as terras maranhenses e dessa vez se retiraram do Brasil, rumando para a região das guianas, lá fundando a Guiana Francesa. Mas os franceses ainda insistiram no que dizia respeito ao Brasil, de forma a posteriormente saquearem cidades do litoral brasileiro. Contudo, todo e qualquer tipo de invasão francesa teve seu fim em 1711 quando os franceses receberam dos portugueses um alto valor de resgate para libertar o Rio de Janeiro, uma das cidades tomadas nos atos de saques.


Reportar erro