Jeito fácil: como aprender os nomes dos ossos do corpo humano

Escrever, descrever e ler os nomes dos ossos podem ajudar na memorização deles. A internet também pode ajudar. Confira


Duzentos e seis. Esta é a quantia de ossos encontrada no corpo de um ser humano adulto. Mesmo sendo uma quantidade grande, existem pessoas que precisam aprender os nomes de cada um, suas características, funções e também onde estão localizados.

Estas memorizações parecem uma tarefa difícil de ser colocada em prática, mas na verdade existem alguns truques que podem ajudar, os quais você confere nas dicas que o Estudo Prático traz para você.

Escrever e descrever

É claro que as pessoas não precisam memorizar de uma só vez todos os 206 ossos do corpo, mas é possível decorar alguns deles de cada vez. Para isso, é preciso começar a escrever esses nomes. Em uma folha em branco, escreva cada um que deve ser memorizado. Esta técnica é útil pois ajuda a se familiarizar com eles.

Jeito fácil: como aprender os nomes dos ossos do corpo humano

Foto: depositphotos

Em seguida, descreva como é cada osso. Esta é uma maneira de caracterizá-lo e pode ajudar na memorização, uma vez que eles vão compor certos grupos.

Por exemplo, existem os longos, que tem o comprimento maior que a largura e as epífises são pouco esponjosas como o fêmur e ulna; há também os ossos curtos, que ao contrário do anterior possuem comprimento e largura praticamente iguais e são mais esponjosos, como os osso do carpo; além destes tem os laminares que são chamados ainda de planos, eles são finos e separados por um por um osso esponjoso, como o parental.

Leitura repetitiva

Depois de escrever e descrever os ossos estudados, é hora de ler as informações várias vezes. Com a repetição é possível memorizar as palavras. Esta técnica também permite que você crie uma associação dos nomes, ligando eles pelas terminações e até criando alguma melodia. Ler na companhia de algum amigo também pode ser mais fácil o aprendizado.

Jogos ou paródias

A internet também pode ser uma aliada dos estudos, isto porque nela é possível encontrar jogos que desafiam o participante a acertar os nomes dos ossos de acordo com a localização ou com o desenho deste. Além disso, podem ser encontradas paródias de músicas famosas feitas através da composição harmônica dos nomes dos ossos.

Como no caso desta abaixo, que usou a música “Show das poderosas”, da cantora Anitta, para ajudar os estudantes que pretendem decorar o nome de certas partes do corpo. Acompanhe e aprenda se divertindo.


Reportar erro