Descubra toda a história dos Jogos Olímpicos

Conheça a história dos Jogos Olímpicos, evento do esporte mundial que a cada edição é realizado em um país diferente


Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia Antiga muito antes mesmo do nascimento de Cristo – que dá início ao nosso calendário atual.

Com mais de 2500 anos de história, as Olimpíadas da Era Moderna foram resgatadas no século XIX e, com o passar dos anos, foram se consolidando cada vez mais até se edificarem como o maior evento poliesportivo do mundo.

Atualmente os Jogos Olímpicos, realizados a cada edição em um país diferente, contam com centenas de atletas desafiando suas capacidades em prol do esporte. Os Jogos são divididos por estação, idade e capacidade física, sendo eles, respectivamente, os Jogos de Inverno, Verão, Jovens e Paraolímpicos. Porém, antigamente as modalidades eram bem diferentes.

Jogos da Idade Antiga

Existe uma famosa lenda que conta o surgimento dos Jogos como sendo obra do semideus Hércules para homenagear seu pai, Zeus, depois de ele ter concretizado seus 12 trabalhos.

Na Antiguidade, os Jogos se concentravam em combates entre gregos de várias cidade-estados e havia corridas com biga. Naquela época, apenas cidadãos homens, livres e naturais da Grécia podiam participar e assistir o evento. Nenhuma mulher era permitida na arena, como exceção, entretanto, Dêmetra e as suas sacerdotisas poderiam assistir às competições.

Ilustracao dos aneis olímpicos

Ilustração: Pixabay

Entre os séculos VIII a.C. e V d.C., os jogos ocorreram na cidade de Olímpia, na Grécia e no ano de 776 as competições ganharam o nome de Olimpíadas, justamente por causa do local onde aconteciam. No ano de 393 a.C. o Imperador Teodósio I cancelou os Jogos depois de proibir a adoração aos deuses.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

No final do século XIX, os Jogos Olímpicos – que até então tinham parado de acontecer – foram resgatados e o Barão Pierre de Coubertin funda o Comitê Olímpico Internacional (COI – que é o órgão que dirige o Movimento Olímpico e seus eventos) em 1894 na intenção de organizar os Jogos.

No mesmo ano, acontece a primeira Olimpíada da Era Moderna. O evento uniu 241 atletas de 14 países, sendo o primeiro a instituir nove modalidades em 43 eventos. Desde então, apenas na Primeira e Segunda Guerra Mundial os Jogos Olímpicos foram interrompidos.

No século XX, o Movimento Olímpico propôs mudanças muito importantes para as Olimpíadas, sendo elas mudanças de acordo com as circunstâncias sociais, climáticas e de idade.

Criaram os Paraolímpicos (ou Paraolímpicos), que contam com atletas que têm deficiências físicas, os Jogos de Inverno, que contam com esportes realizados no gelo e na neve, e os Jogos Olímpicos da Juventude, que contam com atletas na adolescência.

Jogos Olímpicos no Brasil

Para alegria de alguns (por ser um evento sensacional e que vai gerar muito turismo no país) e desespero de outros (por acontecer em tempos de crise econômica e política), em 2016 o Brasil sediará a XXXI edição das Olimpíadas de Verão e os Jogos Paraolímpicos.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos irá acontecer no país e o evento está marcado para acontecer entre os dias 5 e 21 de agosto. Já as Paraolimpíadas marcadas para acontecerem entre os dias 7 e 18 de setembro.


Reportar erro