Encontro: jovens talentos da matemática se reúnem em maratona de atividades

Os jovens que se destacaram no PIC, da Obmep, estão reunidos em maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos


Publicado em 25 de agosto de 2015

 

Os 200 jovens que se destacaram no Programa de Iniciação Científica (PIC), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) reúnem-se até quinta-feira (27) em Florianópolis para uma maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos.

O 5º Encontro Hotel de Hilbert, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), começou na segunda-feria (24) com a participação de estudantes de 12 a 18 anos de todo o Brasil. O paradoxo do Hotel de Hilbert é um problema colocado pelo matemático alemão David Hilbert sobre a acomodação de um novo hóspede em um hotel que teria quartos infinitos, porém todos ocupados. O nome do encontro foi escolhido pelos alunos.

Coordenadora do PIC, Ana Catarina Hellmeister explicou que a atividade é uma extensão da Obmep e funciona como prêmio para os alunos mais dedicados do programa, que terão a oportunidade de testar conhecimentos e ampliar horizontes para as diversas áreas da matemática.

Encontro: jovens talentos da matemática se reúnem em maratona de atividades

Foto: Reprodução/ internet

“Eles têm coisas em todas as áreas da matemática. São atividades variadas em geometria, cálculo e álgebra, com professores de todo o Brasil. As atividades são divididas pelos níveis e plenárias gerais para todos os níveis”.

De acordo com Ana Catarina, os participantes também aproveitam a oportunidade para saber como é a vida de um matemático e que possibilidades de carreira a ciência oferece.

“Os que estão aqui já são os mais talentosos. Abrir horizontes para esses meninos é mostrar do que eles podem participar, podem fazer, conhecer pessoas e pesquisadores em matemática, ter contato com a vida de um matemático, o que eles não têm no cotidiano. A ideia é realmente incentivá-los a ir alé”, disse ela.

Anualmente, participam do PIC cerca de 6 mil medalhistas da Obmep. O programa oferece aulas presenciais e pela internet, além de uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades do 5º Encontro Hotel de Hilbert são custeados pela Obmep, que recebe recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Reportar erro