Karl Marx – Vida, obra e pensamentos

Karl Marx foi um influente defensor do socialismo. Conheça sua vida e obra, além de ter acesso a alguns de seus pensamentos mais famosos


Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.

Vida e obra de Karl Marx

Nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História e Direito.

Karl Marx - Vida, obra e pensamentos

Foto: Reprodução

Ainda durante seu tempo na faculdade, foi membro de uma sociedade criada em torno de um de seus professores, Bruno Bauer, de Teologia. Este considerava que os evangelhos eram narrativas fantásticas, criadas por necessidades psicológicas.

Em 1841 apresentou sua tese de doutorado onde nela continha uma análise das diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro, baseando-se na perspectiva Hegelina, que foi levada por sua posição política cada vez mais tendenciosa à esquerda republicana. Ainda neste período, Marx passou a integrar o jornal Rheinische Zeitung, onde pouco tempo depois passou a dirigi-lo.

Em 1843 casou-se com Jenny Von Westphalen e mudou-se junto a ela para Paris; lá logo tratou de contatar socialistas. Expulso da França, instalou-se em Bruxelas, onde fez uma consistente amizade com Friedrich Engels e junto a ele publicou obras, que na tradução chamam-se A sagrada família e A ideologia alemã. Mais tarde publicou o Manifesto comunista, também com colaboração de Engels.

Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres. Lá publicou em 1852 O 18 Brumário De Luís Bonaparte, obra que faz uma análise de todo o golpe de estado de Napoleão III. Já em 1859 publicou Contribuição à crítica da economia política, e oito anos após este, foi a vez de publicar o primeiro volume de O capital, sua obra mais importante, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica à custa dos operários, que cada vez mais empobrecem.

Marx ainda voltou à atividade política, mas algum tempo depois retirou-se para se dedicar integralmente à continuação de O capital. Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres. Seus segundo e terceiro volumes foram somente em 1885 e 1894, respectivamente, por Engels.

Os pensamentos de Karl Marx sobrevivem até hoje, mesmo em um mundo extremamente capitalista.

Frases e pensamentos

“A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”

“As revoluções são a locomotiva da história.”

“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.”

“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”

“As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.”

“O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.”

“Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.”

“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”

“Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”


Reportar erro