Leitura pode apresentar um novo mundo para as crianças

A prática da leitura desde cedo abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo. Veja os benefícios que a leitura proporciona às crianças


A prática da leitura desde a infância abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo, beneficiando não apenas a sua formação intelectual, mas também o seu progresso como cidadão e ser no mundo.

O ato de incentivar uma criança a ler desde cedo é, sem dúvidas, um dos maiores legados que os pais podem deixar para o seu filho. Por meio da leitura, a criança aperfeiçoará o senso crítico e obterá importantes conhecimentos para toda a sua vida, além de conhecer novos mundos pela imaginação.

As crianças desenvolvem o prazer pela leitura

Incentivar as crianças a folhear livros, frequentando ambientes como livrarias e bibliotecas, naturalmente fará com que os pequeninos desenvolvam o prazer pelos seus mais novos amigos inanimados.

Com a leitura, a criança detém um maior conhecimento do mundo e, assim, desenvolverá melhor as suas habilidades de interpretação textual da escrita e criatividade, que são fundamentais no contexto escolar. E não é só isso: o hábito de ler permite que a criança entre em contato com um universo que vai muito além do que aquele em que vive, o que desenvolve a sua criatividade com o ganho de novas dimensões.

Imagem de garoto de óculos com livro aberto

Foto: Pixabay

Os benefícios que a leitura proporciona às crianças

Com a leitura, a criança poderá ter contato com a enorme diversidade cultural que existe em nosso planeta, aprendendo a respeitar as pessoas de culturas diferentes da sua. Por meio dos livros, os pequeninos podem entrar em contato desde cedo com outras realidades, compreender que as pessoas são diferentes, e que isto deve ser respeitado, que nem todo mundo possui os mesmos gostos, tradições, religiões e costumes. Desta maneira, a criança, por meio do hábito de ler, aprenderá a respeitar o outro ser humano e suas opções, o que facilitará a socialização do indivíduo durante toda sua vida.

Além de permitir o desenvolvimento de si mesmo e do próximo, a leitura estimula a imaginação da criança, prendendo a sua atenção com o som rítmico das palavras, personagens que não existem no nosso universo e com os ricos detalhes das narrativas.

Por meio de personagens que podem ser considerados “bons” ou “maus”, a leitura também permite o desenvolvimento crítico da criança, com o entendimento de valores do comportamento humano.

Assim sendo, é muito importante incentivar a criança a ler bons livros desde cedo, pois, além de melhorar a vida escolar, este bom hábito permitirá o conhecimento de variados temas, o que permite uma ligação entre a criança e um mundo até então desconhecido, desenvolvendo o senso crítico e aumentando a capacidade de socialização com a aprendizagem da convivência com as diferenças.


Reportar erro