Linha do Equador

A Linha do Equador, bem como o Trópico de Câncer e outros paralelos, são linhas imaginárias muito importantes para os estudos e pesquisas, auxiliando…


A Linha do Equador, bem como o Trópico de Câncer e outros paralelos, são linhas imaginárias muito importantes para os estudos e pesquisas, auxiliando ainda na localização. Conheça a seguir um pouco mais sobre a Linha do Equador, uma linha imaginária que é essencial.

Linha do Equador

Foto: Reprodução

Definição

Como já foi dito, a Linha do Equador é uma linha imaginária. Ela é responsável por dividir o globo terrestre em dois Hemisférios e possui uma extensão de 40.000 quilômetros, por estar presente em toda a circunferência da Terra, acaba passando pelo trecho centro-meridional da América, pela porção central da África e pelo extremo sul da Ásia.

A distância de qualquer ponto da superfície da Terra com relação à Linha do Equador é chamada de latitude, e esta é dada em graus. A Linha do Equador é o marco inicial e por isso representa 0º, a partir deste marco temos a latitude norte (N) e a latitude sul (S) que medem até 90º.

Existem ainda outros quatro paralelos muito importantes, são eles: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, localizados no Hemisfério Norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico, no Hemisfério Sul.

A importância da Linha do Equador

Com o estabelecimento da Linha do Equador, foi possível fazer a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, que também é conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

Essa divisão é muito importante para os estudos e pesquisas geográficas, além de dar uma referência para a localização de um determinado local, através da latitude (que tem como referência a Linha do Equador) e a longitude (que é obtida através do Meridiano de Greenwich).

Países que são cortados pela Linha do Equador

São vários os países que são cortados pela Linha do Equador. Veja a seguir a lista deles:

  • Na África: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda.
  • Na América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador.
  • Na Ásia: Indonésia e Maldivas.
  • Na Oceania: Kiribati.

É importante saber que a Linha do Equador, em nosso país, está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital do Brasil que é cortada pela Linha do Equador.

Os tipos

A Linha do Equador pode ainda ser classificada como Equador geodésico, Equador terrestre e Equador celeste.

  • Equador geodésico é o círculo máximo, é definido em um modelo esférico ou elipsoidal a Terra, que é perpendicular ao eixo. Ele é a referência para medir a latitude, de 0º a 90º, para Norte e Sul.
  • Equador terrestre é a linha à superfície da Terra onde a latitude astronômica é igual a 0º. Por causa das irregularidades do geoide essa é uma linha irregular.
  • Equador celeste é a circunferência que resulta da intersecção do plano do equador com a esfera celeste. Sobre ele a declinação é igual a 0º.

Reportar erro