Literatura grega

Todo o conjunto de escritos produzidos sob influência da cultura grega, mesmo que não tenham sido escritos nos dialetos gregos, são parte da literatura…


Todo o conjunto de escritos produzidos sob influência da cultura grega, mesmo que não tenham sido escritos nos dialetos gregos, são parte da literatura grega. Com uma tradição literária com muitos mais de 2.800 anos de existência e influências de várias épocas e culturas, a literatura grega teve início em 800 a.C.. Foi a primeira a surgir na Europa e lançou os alicerces de quase todos os gêneros literários. É distribuída em três grandes períodos: a antiguidade, o bizantino e o moderno. Nos três, a literatura grega abordou todos os grandes mitos e temas cruciais da humanidade. Foi referência à literatura universal, às atividades e correntes científicas e artísticas modernas. Estendeu sua influência até o início do período bizantino, quando o cristianismo passou a influenciar um novo estilo de desenvolvimento dos escritos gregos.

Literatura grega

Foto: Reprodução

Características e representantes da literatura grega

O estilo da literatura grega tinha como característica uma visão objetiva do mundo, a sensualidade, o lirismo e a proximidade entre o divino e o humano. Seus principais representantes são Homero e Hesíodo, nas epopeias; Pindaro e Safo, na poesia; Demóstenes, na oratória; Esopo, na fábula; Plutarco, na biografia; e Heródoto, na historiografia.

Épocas da literatura na Grécia

Período de grande importância para a história das letras ocidentais, a literatura grega na antiguidade divide-se em época arcaica, clássica, helenística e greco-romana.

Arcaica

As poesias, muito antes da escrita, eram feitas para serem cantadas ou recitadas. Falavam sobre mitos, folclore e especulação religiosa. Nesta época, estão associados os épicos atribuídos a Homero, a Ilíada e a Odisseia, que recontam mitos da época micênica. A tragédia e a comédia se originaram na Grécia nesta fase.

Clássica

O clássico foi um período que levantou questões sobre a verdade e a moralidade na argumentação, na retórica e na oratória, sendo desta forma estudo tanto do filósofo como do advogado e político. Platão e Aristóteles com suas obras que datam do século IV são os mais importantes produtos da cultura grega na história intelectual do Ocidente. Os pensadores deram base para a filosofia ocidental e determinaram a evolução do pensamento europeu ao longo dos séculos.

Épocas helenística e greco-romana

O grego tornou-se, devido à dominância dos povos macedônios e gregos no império de Alexandre o Grande, a língua da administração. A cidade-estado estava declinando em todos os lugares, então a criação artística passou ao patrocínio privado e as composições visavam um público pequeno e seleto, apreciador da erudição e da sutileza. Este período durou do fim do século IV ao fim do século I a.C. Durante os seguintes três séculos, os escritores gregos tinham consciência de que viviam em um mundo no qual Roma era o centro, isso até Constantinopla tornar-se capital do império bizantino.


Reportar erro