Localização de pontos

A história do homem na Terra está marcada pela busca de formas para localizar-se, para estabelecer caminhos e seguir a direção correta para que,…


A história do homem na Terra está marcada pela busca de formas para localizar-se, para estabelecer caminhos e seguir a direção correta para que, por exemplo, pudesse caçar no meio da mata e voltar tranquilamente para a casa depois. Com o passar dos anos, no entanto, os recursos foram aumentando e melhorando, tornando mais fácil a localização. Mas também mudaram as características do espaço geográfico e os referenciais para essa localização e orientação.

Localização de pontos

Foto: Reprodução

O que muda?

Os diferentes povos e culturas possuem recursos, equipamentos e referenciais diferentes, assim como características distintas em seus espaços geográficos. Isso faz com que suas formas de orientação e localização sejam também diferentes. Por exemplo, quando você pega um ônibus para a sua casa, você pode tomar por base alguns referenciais para saber onde deve descer, como construções, ruas, rios, entre outras coisas. E quando vai viajar, pode usar mapas e plantas, ou ainda usar noções de coordenadas geográficas, GPS e bússolas.

Pontos que ajudam na orientação

Alguns pontos auxiliam na orientação na superfície terrestre e possível locomoção, para isso, é preciso saber quais são os locais, por exemplo, onde estão as estradas, regiões desérticas, áreas florestais.

Quando falamos, por exemplo, que o estado de Tocantins está ao norte do estado de Goiás, nosso ponto de referência é Goiás. Isso é essencial para manusear plantas e mapas.

Batalha Naval

Outra forma de explicar mais claramente o que é a localização dos pontos é a organização de um jogo batalha naval. Os jogadores posicionam as peças no tabuleiro e o adversário deve, por meio de coordenadas, dizer onde acha que o oponente colocou as peças.

Localização de ponto

Quando falamos em localização de pontos, estamos falando de algo fundamental para a geometria computacional. Quando temos uma determinada partição do espaço em regiões disjuntas, o problema é determinar a região onde se encontra um ponto de consulta. Por exemplo, quando você clica o mouse para entrar em um link de um site da web, o problema de localização de ponto precisa ser resolvido, pois só assim será determinada a área da tela do computador que está sob o ponteiro do mouse.

Na geometria, é essencial, em muitas aplicações, determinar a localização de vários pontos diferentes relacionados à uma mesma partição no espaço. Para isso, é possível construir uma estrutura de dados que, após receber apenas um ponto de consulta, apresenta a região onde este ponto está localizado.


Reportar erro