Mais uma universidade portuguesa assina convênio para aceitar o Enem

Universidade do Minho vai aceitar resultados do exame para receber estudantes brasileiros


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) assinou convênio interinstitucional com a Universidade do Minho (UM) para oficializar o uso dos resultados do Enem como forma de seleção de estudantes brasileiros. Nesta segunda-feira (24), a presidente do Inep, Maria Inês Fini, recebeu o reitor e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Antônio Cunha.

Com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, a Universidade do Minho é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal e tem hoje mais de 500 estudantes brasileiros, que representam o maior grupo de estrangeiros da instituição. A pós-graduação reúne a maioria deles, mas é crescente o interesse de brasileiros em cursar a graduação na universidade. Nesse sentido, o Enem passa a ser, oficialmente, a forma de seleção.

Mais uma universidade portuguesa assina convênio para aceitar o Enem

Foto: Reprodução/Universidade do Minho

“Há uma explosão no ensino superior na América Latina, muito estimulado pela grande parcela de jovens na população. O Enem faz essa seleção muito bem. É um exame no qual confiamos”, afirmou o reitor, que adiantou o interesse das universidades portuguesas em ampliar a cooperação com o Brasil.

Outras 17 universidades portuguesas também aceitam o Enem como forma de seleção.

*Do Portal Brasil
Com adaptações


Reportar erro