Mar do Caribe

O Mar do Caribe se destaca pelo seu clima quente o ano todo e pela riqueza de sua fauna e flora. Veja detalhes de sua geografia, mapa, localização e ilhas


De clima predominantemente tropical, o Mar do Caribe chama atenção pelas suas águas claras e pela sua grande biodiversidade. Situado ao norte da América do Sul e ao leste da América central, o mar caribenho é um dos mais atrativos para os turistas de todo o mundo, que vão até lá aproveitar a temperatura sempre agradável do lugar e são a principal fonte de renda dos países banhados por ele.

O nome

Caribe é uma palavra derivada do termo “Caraíbas”, usado para se referir aos membros da etnia ameríndia, a mais comum naquele território durante o final do século XV. Américo Vespúcio, famoso navegador italiano, disse que quando os europeus chegaram na região foram chamados pelos indígenas de “Charaibi”, que significava “homens sábios”.

Quando Cristóvão Colombo “descobriu” as Américas chamou a região caribenha de Antilhas, por isso em alguns lugares da Europa o Mar do Caribe é conhecido como Mar das “Antilhas”.

Geografia

Mapa do Mar do Caribe

Clique para ver o mapa em tamanho maior | Imagem: Reprodução

O Mar do Caribe é muito extenso, possui uma área de cerca de 2.754.000 km e banha 13 países americanos, são eles: Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Panamá, México, Belize, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala. O ponto mais profundo do mar fica entre Cuba e Haiti, é a fossa das Ilhas Caimão, que fica a 7.686m abaixo do nível do mar.

As características mediterrâneas que podem ser observadas no Mar do Caribe indicam que ele possa ter uma idade que varia entre 160 a 180 milhões de anos, e que a formação dele provavelmente foi fruto de uma fratura na terra, causada pela divisão da Pangea, o supercontinente que se separou e originou os outros.

Clima

É o clima o maior trunfo do turismo na região litorânea do Mar do Caribe, isso porque o clima é sempre quente. Garantindo as condições ideais para que os turistas visitem e aproveitem o que o local oferece o ano todo. No entanto, entre os meses junho e novembro é comum o surgimento de tempestades tropicais nas ilhas caribenhas.

Fauna e flora

Na maioria dos países banhados pelo Mar do Caribe o tipo de floresta predominante é o tropical, estima-se que no Caribe tenham mais de 13.000 espécies de plantas, sendo que mais de 6.000 delas se desenvolvem apenas naquela região. Já a fauna é característica do clima subtropical e apresenta uma variedade enorme de espécies, entre macacos, papagaios, tucanos, tartarugas marinhas, golfinhos e gatos selvagens.

Fotos do Mar do Caribe

Esculturas submarinas

Esculturas submarinas – Ilha Mujeres de Cancun, no México

 

Aruba - Caribe

Aruba | Foto: Reprodução

 

Ilhas Virgens

Ilhas Virgens | Foto: Reprodução


Reportar erro