Mar Morto – Fotos, história e mapa

Conheça o surpreendente e salgado mar morto: a história, curiosidades, fotos e um mapa do mar que pode estar realmente morrendo


Apesar do nome, o mar morto é, na verdade, um lago de água salgada. Situado no Oriente Médio, na região entre as colinas da Judéia e os planaltos da Transjordânia. É alimentado pelo Rio Jordão e banha Israel e a Jordânia, possuindo comprimento máximo de 80 quilômetros e largura máxima de 18 quilômetros.

História do mar morto

Não existem tantos registros (além dos bíblicos) referentes à história do mar morto, mas ele tem várias aparições na Bíblia, onde acontecimentos ocorrem em suas margens. Existe até uma profecia que diz que o mar morto vai “ser curado e feito fresco”, tornando-se capaz de suportar a vida marinha.

Foto do mar morto

Foto: Reprodução

Uma das muitas seitas de judeus que instalaram-se ao redor do mar morto foi a dos essênios de Qumran, responsáveis por deixar uma extensa biblioteca que posteriormente foi chamada de Manuscritos do Mar Morto, que consistia em uma coleção de textos e fragmentos. Estes manuscritos só foram descobertos entre o fim da década de 40 e durante a década de 50, e foi constatado que são de longe a versão mais antiga do texto bíblico.

O motivo do nome

O nome interessante é uma das principais características do mar morto. Ele recebeu este nome porque está realmente “morto”. Explicando: o excesso de sal nas águas do mar morto tornam praticamente impossível a vida ali. Para se ter uma noção mais clara, os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar morto tem uma média impressionante de quase 300 gramas! Isso acontece porque a sua localização é quente e seca, o que acelera a evaporação da água e dificulta a reposição dela pela chuva. Para completar: o mar morto é o local mais baixo do planeta. Alguns pontos dele chegam a ficar 400 metros abaixo do nível normal dos oceanos. Essa informação significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos ao seu redor, escoam para ele.

Curiosidades

Mapa do mar morto

Mapa do mar morto | Imagem: Reprodução

  • Suas águas são surpreendentemente ricas em potássio, bromo, cálcio e magnésio.
  • Foram encontrados cerca de 200 locais arqueológicos na região, mas acredita-se que existem muito mais.
  • Especialistas acreditam que o mar morto está fazendo jus ao seu nome: está morrendo. Pois a cada ano ele encolhe um metro.
  • Recentemente, um fato curioso vem acontecendo: dezenas de buracos de cerca de 7 metros de profundidade e 30 de diâmetro surgiram ao seu redor, transbordando água doce, apesar de brotarem de um solo extremamente salgado. Alguns acreditam que esses buracos encherão o mar morto de vida.

Reportar erro